Como é o processo de recuperação da pele após queimaduras solares?


  • +A
  • -A

Queimaduras solares são muito comuns entre os banhistas, especialmente quando o protetor solar não é aplicado, ou é aplicado inadequadamente. A preocupação com os cuidados da pele costumam ficar em segundo plano em relação à diversão, o que acaba trazendo consequências indesejáveis horas depois.

 

Cuidados para recuperação de queimaduras

 


Para evitar o problema, o ideal é prevenir, já que a exposição desprotegida ao sol aumenta o risco de câncer e envelhecimento de pele. Passar filtro solar, usar óculos de sol e boné e ficar debaixo da barraca são algumas formas de preservar a saúde da pele. Caso haja descuido e a queimadura aparecer, esta deve ser logo tratada para que a pele se recupere o quanto antes.

Para recuperar a pele queimada, deve-se apostar em alguns cuidados, começando com um banho usando água em temperaturas mais baixas. Depois, recomenda-se utilizar cremes calmantes para aliviar os incômodos trazidos pela queimadura e evitar a descamação. A hidratação também é essencial, tanto com produtos que refresquem a pele quanto com ingestão de bastante água.   

 

Sintomas trazidos pelas queimaduras solares

 


“Em caso de queimadura solar, a dor geralmente é inevitável e
o tratamento visa amenizar este e outros sintomas. Além da dor, que se manifesta principalmente ao toque, destacam-se ardência, inchaço, coceira e vermelhidão. Esta ocorre entre 3 e 5 horas após a exposição, com pico entre 12 e 24 horas depois do contato com o sol”, informa a dermatologista Daniela Aidar.  

Segundo a médica, o processo normalmente evolui apenas com descamação, mas nos casos mais graves (insolação), podem ocorrer mais complicações. “Quando a queimadura é intensa, pode haver formação de bolhas e dor severa, além de outros sintomas como febre, mal-estar, dor de cabeça, confusão mental e vômitos”, afirma Daniela.

 

Dra. Daniela Aidar é dermatologista formada pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). CRM-SP: 156459

 

Foto: Shutterstock

TAGS
cancer-de-pele
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como é o processo de recuperação da pele após queimaduras solares?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.