Que fatores externos contribuem para aumentar a flacidez da pele?

  • +A
  • -A

O Aumento da flacidez da pele está ligado à aceleração do processo natural de envelhecimento celular, que se dá por hábitos de vida ruins. Diversos fatores contribuem ao mesmo tempo para que esse envelhecimento precoce ocorra, como exposição solar diária sem fotoproteção, tabagismo, alcoolismo, alimentação pouco nutritiva e baseada em gordura e fritura, dentre tantos outros. 

Fatores externos aumentam produção de radicais livres


“Cigarro, poluição, estresse, sedentarismo, sol e alimentação inadequada são apenas alguns
exemplos de hábitos que contribuem para o aumento de flacidez da pele. Isto porque eles são responsáveis pelo aumento do número de radicais livres nas células, o que é o principal fator para o envelhecimento”, informa a dermatologista Gabriella Albuquerque. 

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os radicais livres provocam um estresse oxidativo celular, o que causa degradação do colágeno (principal substância que garante à pele sustentação). Além disso, os radicais livres também contribuiriam para uma acumulação de elastina, proteína que dá à pele um aspecto envelhecido.

“Mais especificamente, os radicais livres são produtos de reações enzimáticas que se ligam a proteínas importantes do organismo, como o colágeno, para oxidá-las. Com isso, o colágeno sofre um processo de desnaturação, perdendo sua eficácia”, explica a especialista. Vale ressaltar que, dentre os principais fatores de risco para a produção exagerada de radicais livres, os que mais se destacam são os raios ultravioleta. Por isso, o filtro solar é considerado um dos maiores aliados da saúde cutânea.

Tratamento com dermocosméticos para manter a pele jovem


Além do filtro solar, é importante apostar em outros produtos dermocosméticos que ajudam a manter a pele jovem e saudável. Há opções disponíveis no mercado hoje que oferecem uma série de benefícios, como restauração da firmeza e sustentação da pele, melhora da elasticidade, preenchimento de rugas, com alto poder de hidratação,
devido à presença do ácido hialurônico – especialmente em associação ao silício orgânico, que potencializa sua ação na pele – e presença de fosfolipídeos que ajudam na penetração dos ativos. No caso de olheiras e bolsas nos olhos, produtos com ginkgo biloba podem ser importantes aliados na redução desse problema.    

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriella Albuquerque

Dra. Gabriella Albuquerque

Dermatologia

CRM: 71503-4 / RJ

TAGS
limpeza-de-pele
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Que fatores externos contribuem para aumentar a flacidez da pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.