Qual é a relação entre a proteção solar e o combate ao envelhecimento da pele?


  • +A
  • -A

O processo de envelhecimento da pele é influenciado por diversos fatores, o que inclui a exposição solar excessiva e desprotegida. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a radiação solar ultravioleta é um dos principais agentes do envelhecimento da pele. Além disso, há o risco real de desenvolver câncer de pele.  

Importância da proteção solar diária contra o envelhecimento da pele


“O sol é um dos fatores relacionados ao envelhecimento da pele. Sozinho ele não envelhece, mas qualidade de vida ruim e estresse emocional são a base para que o sol aja num terreno propício e contribua para o envelhecimento,
aumentando o estresse oxidativo e a formação de radicais livres”, informa a dermatologista Vanessa Kodani. 

Segundo a especialista, a proteção solar ajuda a minimizar este fator importante para o envelhecimento. Esta proteção pode ser feita tanto com o filtro solar, quanto com uso de itens como barraca, chapéu e óculos de sol, principalmente em dias de praia, quando a exposição é maior. Vale também buscar sempre os horários em que os raios ultravioleta são menos intensos (antes das 10h e depois das 16h). 

Outros cuidados importantes para a saúde da pele


Além disso, é importante que outros cuidados de saúde sejam aplicados no dia a dia. Manter uma boa alimentação, rica em nutrientes variados, praticar exercícios físicos regularmente e outras atividades que
ajudem na redução do estresse e ansiedade são formas importantes de retardar o envelhecimento da pele. 

“Ter uma boa qualidade de vida faz com que seu corpo esteja sempre saudável e apto a dar atenção adequada à pele. Quando seu corpo vive no limite, com poucos nutrientes e sob constante instabilidade emocional, a tendência é que dê prioridade a órgãos vitais em detrimento da pele”, explica a dermatologista.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia:

https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/envelhecimento/4/

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vanessa Kodani

Dra. Vanessa Kodani

Dermatologia

CRM: 100793 / SP

TAGS
envelhecimento
pele
problemas-de-pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Qual é a relação entre a proteção solar e o combate ao envelhecimento da pele?"

Valdecir Pereira

Usar babosa batida com óleo de coco congelada na pele faz mal?

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.