Qual a importância de usar filtro solar mesmo em dias que o contato com o sol é mínimo?

  • +A
  • -A

Por mais que a exposição ao sol seja muito importante para algumas funções vitais do organismo, o contato com os raios solares desprotegido pode também trazer malefícios. Não é por acaso que os dermatologistas recomendam o uso diário de filtro solar. Inclusive, esse cuidado rotineiro deve ser mantido até mesmo nos dias em que a exposição ao sol é mínima. 

Efeitos nocivos do sol à pele podem ser sentidos mesmo dentro de casa ou em dias nublados


“Quando estamos em ambientes fechados, ainda há exposição à luz visível, a qual também é capaz de provocar efeitos maléficos à pele, como manchas, envelhecimento e aumento da produção de radicais livres”, informa a dermatologista juliana Fonte. Sendo assim, o
uso de filtro solar deve ser feito todos os dias, independente do tempo (nublado, ensolarado, chuvoso) e sair ou não para a rua. 

Nos dias com pouco sol, muitas pessoas vão à rua sem passar o filtro solar por acharem que o sol ameno ou escondido atrás das nuvens não causa dano, mas isso é um erro. “Mesmo em dias nublados estamos expostos à radiação ultravioleta. Existe menor risco de queimadura, porém ainda há risco de fotoenvelhecimento, manchas e, até mesmo, dermatoses agravadas pela radiação UV (Lúpus, erupção polimorfa solar e urticária solar”, explica a dermatologista.

Como transformar o uso de filtro solar em um hábito


O grande desafio é
tornar o uso do filtro solar um hábito diário, pois a maioria das pessoas tende a usar o produto apenas nos dias de maior exposição aos raios solares (praia, piscina, bosque, parques, etc.). Caso o dermatologista tenha recomendado um filtro solar específico de uso diário mas você está tendo dificuldade de seguir à risca o indicado, a dica é relacionar a aplicação do filtro solar a um hábito de sua rotina já bem consolidado, como escovar os dentes após o café da manhã, por exemplo. 

Buscando o FPS ideal para sua pele


Além do hábito de usar o filtro solar todos os dias, é essencial garantir o
produto mais adequado às suas necessidades, ao seu tipo de pele. Como cada pessoa possui características próprias de pele, é impossível dizer, por exemplo, um valor de FPS (Fator de Proteção Solar) de filtro solar ideal para todos. Contudo, sabe-se que, no geral, o valor mínimo efetivo é o FPS 30.   

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
limpeza-de-pele
pele
problemas-de-pele
protecao-solar

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual a importância de usar filtro solar mesmo em dias que o contato com o sol é mínimo?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.