Quais são os principais fatores ambientais que podem causar danos à pele?


  • +A
  • -A
Imagem do post Quais são os principais fatores ambientais que podem causar danos à pele?

A pele é o maior órgão do corpo humano e fica exposta às diversas condições climáticas e ambientais que existem no mundo. Algumas delas podem deixar a pele sensível e até causar danos e ninguém quer isso, não é mesmo? O dermatologista Murilo Drummond vai te explicar por que isso acontece e dar dicas para driblar os perigos do dia a dia.

Os danos à pele

Segundo o médico, basicamente, quatro fatores ambientais podem causar danos à pele: sol, calor, frio e vento. A luz solar provoca o fotoenvelhecimento. A descamação e o ressecamento da pele são causados pelo vento e o frio e, mais rapidamente, pelo calor.

Porém, de todos os danos citados acima, existe um que é o mais preocupante e precisa de uma maior atenção: “O grande vilão é o fotoenvelhecimento. Ele pode se associar a lesões cancerosas ou pré-cancerosas da pele”, alerta Drummond.

Prevenção contra os problemas

Quando o assunto é cuidado com a pele, uma recomendação bem comum é a utilização de filtros solares e, neste caso, para ficar protegido dos fatores ambientais, não será diferente: “Uso de filtro solar, faça chuva ou faça sol, antes de sair de casa sempre e hidratação da face e do corpo à noite com medicamentos adequados”, indica o dermatologista.

Uma outra dica que também é importante, e muitas vezes deixada de lado pelas pessoas, é o consumo de água. É sugerido ingerir, pelo menos, 1,5 litro do líquido diariamente.

Dr. Murilo Drummond é dermatologista, formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor titular do Instituto de Pós-Graduação Carlos Chagas, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), além de membro da Academia Americana de Dermatologia (AAD).

 

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são os principais fatores ambientais que podem causar danos à pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.