Quais fatores determinam que uma pele é sensível?


  • +A
  • -A

Uma pele sensível se configura de tal maneira por diferentes motivos. A idade é um deles, já que a pele dos bebês e dos idosos é mais fina e tem a barreira mais frágil. Portadores de dermatite atópica e rosácea também sofrem do problema. Desequilíbrio hormonal desencadeado por estresse, gestação, menopausa, desidratação, excesso de suor,  alergias alimentares e outras doenças crônicas também podem tornar a pele mais sensível.

“Além das causas individuais, agentes externos também contribuem para uma pele sensível. Portanto, mudanças climáticas, uso de sabonetes abrasivos, alguns tratamentos como radioterapia e quimioterapia, e certos medicamentos contribuem neste sentido”, completa a dermatologista Denise Polizel Mendes.

Riscos e cuidados de quem tem a pele sensível


Segundo a médica, quem tem a pele sensível está mais propenso a desenvolver irritações e alergias, queimaduras solares e reações a produtos de higiene e cosméticos. “Deve-se, portanto, tomar cuidado na escolha dos produtos para banho e hidratação do corpo e da face, dando preferência a substâncias neutras e com pH próximo ao da pele”, informa a médica.

É recomendado consultar sempre o dermatologista para que ele possa indicar quais medicamentos e cosméticos são os mais indicados para cada caso, seja nas fases de irritação aguda ou apenas de manutenção. “O cuidado diário previne que ocorram surtos de desequilíbrio da barreira cutânea”.

Como tornar a pele mais resistente


Para fortalecer a pele e evitar a sensibilidade cutânea, vale usar alguns sabonetes e hidratantes que contém em sua fórmula enzimas que se assemelham às necessárias para o equilíbrio da pele. “Além disso, a reposição de lipídios através de cremes e loções forma uma camada protetora na pele, evitando as crises de coceira. Em alguns casos, podem ser indicados suplementos orais de colágeno e vitaminas para aumentar a resistência da pele”, acrescenta a profissional.

Dra. Denise Polizel Mendes é médica dermatologista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM: 150.145

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais fatores determinam que uma pele é sensível?"

Marcia

Qual o tipo do colágeno indicado para essa finalidade de aumentar a resistência da pele?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Marcia, realize uma consulta com o dermatologista para que ele possa prescrever o produto adequado para o seu caso. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.