A proteção solar precisa ser intensificada após procedimentos na pele?

  • +A
  • -A

Hoje, existe uma grande diversidade de procedimentos realizados por dermatologistas e cirurgiões para corrigir imperfeições na pele ou solucionar problemas de saúde. Depois desses procedimentos, é fundamental adotar alguns cuidados para proteger a pele e ajudar na sua recuperação. Investir na proteção solar é um exemplo. 

Proteção solar: todos os dias e a qualquer hora


“Muitos pacientes acham que
passar protetor solar apenas 1 vez ao dia é suficiente. Já outros acham que só é necessário usar filtro quando vão à praia e à piscina. Isso não é verdade! O protetor solar tem que ser usado todos os dias, em uma quantidade adequada e reaplicado de 3 em 3 horas”, afirma a dermatologista Gabriele Vilela.

No caso da recuperação após procedimentos estéticos e cirurgias, caso o médico dê autorização para pegar sol, o uso do protetor solar deve ser reforçado para evitar complicações. “Há um risco de causar algum roxo na pele na aplicação de botox e preenchimento, então, temos que ter muito cuidado, porque roxo e luz do sol não combinam”, alerta a médica. 

Filtro solar diminui risco de manchas na pele


A especialista chama atenção ainda para o risco de manchas causadas por certos procedimentos, que aumenta consideravelmente se o paciente não tiver a proteção solar adequada. “Microagulhamento, laser, radiofrequência microagulhada e
peelings são procedimentos que deixam a pele vermelha e existe a chance de causar hipercromias residuais”, explica a dermatologista. 

Além de usar o protetor solar e reaplicá-lo ao longo do dia, outras medidas podem ajudar a impedir os efeitos negativos da radiação ultravioleta sobre a pele, como recorrer ao guarda sol e usar chapéus e roupas que cobrem todo o corpo. Essas atitudes evitam complicações depois de procedimentos e ainda ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e o câncer de pele. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriele Vilela

Dra. Gabriele Vilela

Dermatologia

CRM: 52-896276 / RJ

TAGS
manchas-na-pele
peeling
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A proteção solar precisa ser intensificada após procedimentos na pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.