A proteção solar precisa ser intensificada após procedimentos na pele?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Gabriele Vilela
- +A
- -A
Hoje, existe uma grande diversidade de procedimentos realizados por dermatologistas e cirurgiões para corrigir imperfeições na pele ou solucionar problemas de saúde. Depois desses procedimentos, é fundamental adotar alguns cuidados para proteger a pele e ajudar na sua recuperação. Investir na proteção solar é um exemplo.
Proteção solar: todos os dias e a qualquer hora
“Muitos pacientes acham que passar protetor solar apenas 1 vez ao dia é suficiente. Já outros acham que só é necessário usar filtro quando vão à praia e à piscina. Isso não é verdade! O protetor solar tem que ser usado todos os dias, em uma quantidade adequada e reaplicado de 3 em 3 horas”, afirma a dermatologista Gabriele Vilela.
No caso da recuperação após procedimentos estéticos e cirurgias, caso o médico dê autorização para pegar sol, o uso do protetor solar deve ser reforçado para evitar complicações. “Há um risco de causar algum roxo na pele na aplicação de botox e preenchimento, então, temos que ter muito cuidado, porque roxo e luz do sol não combinam”, alerta a médica.
Filtro solar diminui risco de manchas na pele
A especialista chama atenção ainda para o risco de manchas causadas por certos procedimentos, que aumenta consideravelmente se o paciente não tiver a proteção solar adequada. “Microagulhamento, laser, radiofrequência microagulhada e peelings são procedimentos que deixam a pele vermelha e existe a chance de causar hipercromias residuais”, explica a dermatologista.
Além de usar o protetor solar e reaplicá-lo ao longo do dia, outras medidas podem ajudar a impedir os efeitos negativos da radiação ultravioleta sobre a pele, como recorrer ao guarda sol e usar chapéus e roupas que cobrem todo o corpo. Essas atitudes evitam complicações depois de procedimentos e ainda ajudam a prevenir o envelhecimento precoce e o câncer de pele.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Gabriele Vilela
Dermatologia
CRM: 52-896276 / RJ
- Nenhum comentário para "A proteção solar precisa ser intensificada após procedimentos na pele?"
- Seja o primeiro a comentar
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.