Proteção solar: quais áreas do corpo não devem ser esquecidas?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- Dra. Gisele Viana de Oliveira
- +A
- -A
Os efeitos negativos da exposição exagerada à luz solar já são conhecidos e divulgados pela ciência há bastante tempo. E quando o assunto é proteger do sol, a face costuma a ser a região mais lembrada. No entanto, não podemos nos esquecer de outras partes do corpo que também podem sofrer com a ação dos raios solares
É importante passar protetor solar nas orelhas e na área do decote
“Nos homens, a área mais esquecida é a orelha, uma parte do corpo muito exposta ao sol. Nas mulheres, geralmente, a área pré-esternal (região do decote) é pouco lembrada. Outra área bastante deixada de lado, tanto em adultos quanto em crianças, é a região do tronco”, destaca a dermatologista Gisele Viana.
Proteger essas áreas do corpo de forma adequada é fundamental para manter a saúde e a aparência da pele, evitando o envelhecimento precoce e diminuindo consideravelmente os riscos de câncer de pele. “Mulheres que não protegem a região do decote podem desenvolver envelhecimento precoce, dilatação dos vasos e manchas na região”, alerta a médica.
Lembre-se! Protetor solar deve ser reaplicado a cada duas horas
A melhor maneira de impedir que o sol prejudique a pele é utilizando o protetor solar. O filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas “sempre que o paciente entrar na água (mergulho em piscinas e mar) ou quando houver exercício físico com sudorese intensa”, recomenda a especialista. Ao sair para trabalhar, estudar ou para passear, leve sempre o protetor na bolsa ou na mochila.
Para descobrir o melhor protetor para o seu tipo de pele, não se esqueça de conversar com seu dermatologista. Além disso, outra medida importante para complementar a proteção solar é vestir roupas, óculos, bonés e chapéus, que oferecem uma proteção extra, especialmente as peças de tons escuros e fabricadas com lã, poliacrílico e poliéster 100%.
Foto: Shutterstock
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
-
Dra. Gisele Viana de Oliveira
Dermatologia
CRM: 28807 / MG
- Nenhum comentário para "Proteção solar: quais áreas do corpo não devem ser esquecidas?"
- Seja o primeiro a comentar
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.