A proteção solar adequada pode melhorar a aparência geral da pele? Por quê?


  • +A
  • -A
Imagem do post A proteção solar adequada pode melhorar a aparência geral da pele? Por quê?

Prestar atenção aos cuidados diários com a pele, desde a hora de acordar até o momento de deitar na cama para dormir, é essencial para melhorar sua aparência geral e sua saúde, mesmo com o passar dos anos. Uma das medidas mais importantes para atingir esse objetivo é usar regularmente o protetor solar, faça frio ou calor, faça chuva ou faça sol.

 

Protetor solar previne contra envelhecimento precoce

 

“A proteção solar adequada é essencial para a saúde da pele. O uso diário do protetor, com reaplicação a cada três horas, é uma das principais ações contra o envelhecimento precoce da pele, o surgimento de rugas e a flacidez, além de ser um fator de proteção contra câncer de pele e manchas, como melasma“, afirma o dermatologista Bruno Vargas.

Segundo o médico, é necessário destacar que a ação dos protetores solares não funciona apenas contra os raios solares, mas também contra a emissão de dispositivos que usamos no dia a dia. “A luz visível, que temos nos dispositivos que usamos diariamente, como laptop, celular, além da iluminação artificial de ambientes fechados, pode gerar malefícios à pele. A radiação tem vários níveis e o espectro visível (luz azul) é encontrado nessas fontes artificiais”, alerta o profissional.

 

Manchas no rosto são sinais da falta de proteção solar

 

Os efeitos do uso inadequado protetor solar para o rosto e outras áreas do corpo não demoram a aparecer. No curto prazo, o bronzeado e as queimaduras são sinais de que a pele está se defendendo dos efeitos da exposição, com o aumento de sua proteção natural, a melanina. No longo prazo, surgem os melasmas, que são manchas amarronzadas, principalmente no rosto. Esse acúmulo de radiação, de acordo com Vargas, pode levar a problemas mais sérios, como o câncer de pele.

Para evitar os malefícios da luz solar e da luz visível, aplique o protetor na face, no pescoço, no colo, nas mãos, nos braços e use roupas que protejam contra o sol. Na hora de adquirir o seu filtro solar, procure pelas siglas FPS e PPD, que impedem os efeitos dos raios UVA e UVB. “É recomendado o FPS 30 com PDD de, no mínimo, 10. Pessoas de pele morena e negra podem usar o FPS entre 15 e 30. Para a pele clara, proteção deve ser sempre acima de 30″, aconselha o dermatologista.

 

Dr. Bruno Vargas Aniceto é dermatologista, graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM-MG 38959 – Site oficial

Foto: Shutterstock

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A proteção solar adequada pode melhorar a aparência geral da pele? Por quê?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.