search
    Título

    Os principais problemas enfrentados por pessoas com pele sensível

    Uncategorized

    Por

    Pessoas que têm a pele sensível enfrentam algumas dificuldades no dia a dia, seja pela influência de fatores ambientais (mudanças de temperatura ou poluição, por exemplo), ou pelo contato com substâncias presentes nos mais variados cosméticos. Mesmo quem não tem a pele sensível pode sofrer incômodos, então os que possuem essa condição devem ter cuidado redobrado.

    Cuidados com a pele sensível


    Os maiores 
    problemas para quem tem a pele sensível são a dificuldade de encontrar cosméticos apropriados (como maquiagem, produtos de limpeza, entre outros) e as reações que acompanham mudanças climáticas, poluição e extremos de temperatura. “Os pacientes sofrem com sensações desagradáveis, como ardor, coceira, calor e ressecamento. Esteticamente, apresentam vermelhidão e descamação na pele”, informa a dermatologista Vanessa Kodani.
    Para evitar esses problemas, é essencial adotar medidas que evitem o contato da pele com os agentes irritantes. Um exemplo é usar produtos sem álcool, pigmentos, corantes e com pouco ou nenhum perfume. “Outras medidas importantes são: usar luvas para manipulação de produtos de limpeza; antes de usar um produto, testá-lo em pequenas partes do corpo; evitar exposição a temperaturas extremas e condições climáticas desfavoráveis; usar cremes hidratantes e protetores solares adequados”.

    Estresse prejudica a pele sensível


    Um fator externo causador da pele sensível é o uso muito frequente e inadequado de sabonetes, banhos muito quentes e demorados, principalmente no inverno, quando, além da temperatura elevada, o clima favorece a
    pele mais seca e sensível. “Além disso, alguns tratamentos como radioterapia e certos medicamentos podem tornar uma pele sensível”.
    O fator emocional também costuma influenciar negativamente a pele sensível, assim como pode tornar uma pele antes normal em sensível. “De acordo com nossas emoções, estresse, o corpo reage liberando hormônios e, consequentemente, a pele sofrerá suas alterações, tornando-se mais reativa a estímulos externos e internos”.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes