Quais os principais mitos relacionados ao uso do protetor solar?

  • +A
  • -A

O uso do protetor solar é imprescindível para a saúde da pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo, o uso do protetor desde a infância é uma das principais formas de prevenir o envelhecimento precoce, além do câncer de pele. Porém, nem tudo que se ouve ou lê sobre o filtro solar é confiável. Existem alguns mitos relacionados ao produto que você precisa estar atento.  

Principais mitos acerca do uso do filtro solar


“Vários são os mitos relacionados ao uso do protetor solar. Por exemplo: dizer que não é
necessário reaplicar o filtro à prova d’água; que pessoas com pele negra não precisam aplicar o filtro; que usar o produto impede que a pele fique bronzeada; que em dias nublados não é necessário usar filtro solar; que se expor ao sol sem protetor solar ajuda a secar a acne e melhorar a pele”, informa a dermatologista Juliana Fonte.

A especialista cita ainda mais um mito – que recentemente foi reconhecido nesta categoria: a afirmação de que é necessário esperar 30 minutos após a aplicação do protetor solar para que ele faça efeito. “Até pouco tempo atrás essa informação era verdadeira, porém hoje já se sabe que assim que o protetor solar é aplicado na pele ele já começa a fazer efeito”, afirma a médica.

Perigos de seguir os mitos criados sobre o protetor solar


Quando se acredita nesses mitos, corre-se o risco de acabar prejudicando a saúde da pele devido ao uso inadequado do produto. Por isso é realmente importante buscar saber com um profissional qualificado o que é verdade e o que não é. “
Pessoas com pele negra que se exponham ao sol sem proteção solar, podem acabar sofrendo queimadura solar, aumentando sua chance de ter câncer de pele, por exemplo, caso deixem de lado o filtro”, diz a dermatologista.

Além disso, pessoas de qualquer tonalidade de pele que se exponham em dias nublados sem proteção solar podem sofrer queimaduras graves, pois não estão sentindo o calor do sol, mas a pele está queimando igual. Portanto, o ideal é usar sempre o protetor solar, se possível diariamente – mas especialmente nos dias de maior exposição – e com o cuidado de utilizar o produto com o fator adequado para a sua pele.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo: http://www.sbd-sp.org.br/geral/uso-de-protetor-solar-desde-infancia-previne-envelhecimento/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
cancer-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais os principais mitos relacionados ao uso do protetor solar?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.