Quais os principais cuidados que devemos ter e situações que devemos evitar com nossas unhas no dia a dia?

  • +A
  • -A

As unhas estão entre as partes mais expostas do corpo humano, sujeitas ao contato com dezenas de substâncias todos os dias, como água, produtos de higiene e produtos químicos. Um dos problemas que pode afetá-las é a síndrome das unhas frágeis, que ocorre principalmente nas mãos e que impacta a qualidade de vida. Adotar alguns cuidados pode ajudar a evitar essa e outras condições. Confira!

Uso frequente de esmalte pode ser prejudicial


“A causa das unhas frágeis é multifatorial, tendo um caráter genético e uma predileção pelas mulheres, sendo mais frequente e grave com o avanço da idade. O quadro é ainda agravado por fatores externos, como contato com
produtos químicos, de limpeza, excesso de água, esmaltes e removedores de esmalte“, afirma o dermatologista Leonardo Albarello. Evitar esse contato, portanto, é fundamental para prevenir o problema. 

Além disso, de acordo com o especialista, acredita-se que o aspecto das unhas frágeis tenha relação direta com o nível de ressecamento das unhas. Assim, pacientes que são diagnosticados com a síndrome normalmente se beneficiam ao manter uma hidratação adequada das unhas. Outra medida importante é evitar roê-las

Biotina é opção de tratamento para unhas frágeis


O médico recomenda também usar luvas de proteção ao limpar a casa e ao lavar a louça para evitar o contato com possíveis agentes irritantes. Ele dá ainda outra dica importante: “Há evidência científica que aponta que a suplementação oral de biotina pode melhorar o aspecto, a espessura e a firmeza das unhas”. A
biotina é a vitamina B7, encontrada em ovos e castanhas e na forma de suplementos alimentares. 

Ao notar mudanças na estrutura ungueal, como descamação, aspereza e quebras frequentes, é importante procurar um dermatologista, profissional que será capaz de avaliar a saúde das unhas e investigar as causas por trás do desenvolvimento da síndrome. A partir daí, serão dadas as orientações mais adequadas sobre hidratação, cuidados gerais e benefícios da suplementação oral. 


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Leonardo Albarello

Dr. Leonardo Albarello

Dermatologia

CRM: 32809 / RS

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais os principais cuidados que devemos ter e situações que devemos evitar com nossas unhas no dia a dia?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.