Quais são as principais causas de manchas escurecidas no rosto?

  • +A
  • -A

A pele é o maior órgão do corpo humano e tem como função ser a primeira barreira do corpo contra agressores externos como os fungos, bactérias, raios solares e produtos químicos e físicos. Muitas vezes os cuidados com a pele são negligenciados, o que pode favorecer o aparecimento de diversos problemas, como as indesejadas manchas escurecidas. 

As manchas escuras na pele são resultado de um processo de hiperpigmentação, no qual há um aumento na produção de melanina, impulsionado, entre outros fatores, pela exposição sem proteção ao sol. Mais que um incômodo estético, elas podem indicar a presença de doenças como o câncer de pele, por isso, é indispensável procurar um dermatologista para identificar as causas e tratá-las especificamente.

Manchas escurecidas podem indicar câncer de pele


“As principais causas de manchas são as
efélides (sardas), lentigos, melasma, hipercromia pós inflamatória e o câncer de pele. Efélides, lentigos e melasma são genéticos e piorados pelo sol. Já a hipercromia pós-inflamatória é todo escurecimento da pele após um processo inflamatório, pode ser por uma acne, por microtraumas pelo ato coçar ou manipular uma lesão de acne, ou mesmo por puxar a pele após um peeling”, explica a dermatologista Marcella La-Rocque.

A médica diz ainda que o câncer de pele tem como fatores de risco o histórico familiar, o fototipo (pele clara e olhos claros, por exemplo), o histórico de queimaduras solares e também a exposição ao sol sem proteção adequada.

O tratamento varia de acordo com a causa da mancha escurecida e com o tipo de pele. As peles morena e negra, por exemplo, mancham com mais facilidade. Nos casos de lentigos, efélides, hipercromias pós-inflamatórias e melasma, as manchas podem ser atenuadas por meio do uso de ácidos de uso diário, peelings químicos e lasers. Já nos casos de câncer de pele, podem ser feitas intervenções cirúrgicas.

Protetor solar é fundamental para evitar as manchas


É possível evitar o aparecimento dessas manchas escurecidas. Para isso,
é primordial o uso diário de protetor solar, mesmo em dias de inverno. É recomendado usar os filtros com fator de proteção (FPS) acima de 30 e que protegem contra os raios ultravioletas B e com PPD (fator que mede a proteção contra os raios ultravioleta A) acima de 12. Usar chapéus, bonés e guarda-sol também auxilia na proteção.


Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marcella La-Rocque

Dra. Marcella La-Rocque

Dermatologia

CRM: 10682 / MA

TAGS
cancer-de-pele
manchas-na-pele
peeling
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais são as principais causas de manchas escurecidas no rosto?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.