Quais são os primeiros efeitos do envelhecimento da pele causado pela ação do sol?


  • +A
  • -A

A ação dos raios solares acelera o processo natural de envelhecimento da pele, o que faz com que os sinais da velhice surjam mais cedo do que deveriam. Por isso, uma das principais medidas para prolongar ao máximo a jovialidade da pele é apostar no uso de filtro solar, além de outros produtos que garantem hidratação e limpeza.  

“A ação do sol faz com que a pele se torne ressecada, com aspecto mais rugoso, com alteração na sua textura e também coloração, podendo apresentar áreas mais avermelhadas e/ou com pontos brancos”, informa a dermatologista Cinthya Basaglia. Vale ressaltar que o contato com o sol é fundamental para a saúde. O que se deve evitar é o excesso e a exposição nos horários mais intensos. 

Danos causados pela ação do sol no longo prazo


O grande problema da exposição inadequada ao sol é que os danos são cumulativo, ou seja, começam a aparecer somente com o passar dos anos. Portanto, quem não souber da importância de
cuidar da pele desde cedo poderá ter uma ingrata surpresa no futuro. “A nossa pele hoje representa os danos que causamos nela até os últimos 10 anos”, afirma a médica. 

Segundo a especialista, os danos mais graves que podem ocorrem pela exposição inadequada durante vários anos são os cânceres de pele. “Basocelular, espinocelular e melanoma são os tipos de câncer de pele que possuem incidência maior em pacientes que abusam da exposição solar sem medidas fotoprotetoras”, informa Basaglia.

Recomendações para evitar o envelhecimento da pele causado pela exposição ao sol


As principais recomendações médicas para evitar o problema são: usar protetor solar todos os dias, mesmo quando você não se expõe diretamente ao sol (como nos dias de praia) – já que os raios solares atuam na pele mesmo assim – e
evitar exposição solar entre 10h e 16h. Este intervalo do dia é marcado por uma maior incidência de raios UVB, que provocam queimaduras e aumentam os riscos de câncer de pele. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cinthya Basaglia

Dra. Cinthya Basaglia

Dermatologia

CRM: 52876747 / RJ

TAGS
cancer-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Quais são os primeiros efeitos do envelhecimento da pele causado pela ação do sol?"

Valdecir Pereira

Como me proteger do rececamento da pele e o envelhecimento precoce?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Valdecir. Para evitar o ressecamento, a Dra. Ana Carolina Fernandes orienta a “tomar banhos mais frescos e rápidos, não utilizar muito sabonete no banho e aplicar um hidratante adequado uma a duas vezes por dia”. Sobre o envelhecimento precoce, temos uma matéria que fala a respeito, onde o especialista faz alguns apontamentos sobre como evita-lo. O ideal é que procure um dermatologista o quanto antes para que os primeiros procedimentos sejam tomados no consultório. Confira o link abaixo! Até breve.
https://cuidadospelavida.com.br/cuidados-e-bem-estar/alimentacao/como-prevenir-envelhecimento-celulas

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.