Como devemos preparar a pele sensível para climas mais frios?


  • +A
  • -A

A baixa temperatura e o clima mais seco dos períodos mais frios do ano tendem a prejudicar a pele, tornando-a mais ressecada e com menos brilho. Quem tem a pele sensível sofre ainda mais com isso, então é importante estar bem amparado para tomar os devidos cuidados com a pele quando o frio chegar.

Hidratação, limpeza e proteção são fundamentais no frio


“Nos climas mais frios todos devem usar um sabonete adequado para seu tipo de pele e um hidratante. Mesmo as peles oleosas devem ser hidratadas. Além disso, é essencial
não esquecer jamais do protetor solar, mesmo nos dias mais frios ou nublados, pois a radiação solar sempre incide na pele”, informa a dermatologista Cinthya Basaglia.

Além do ressecamento e de deixarem a pele mais sensível, as baixas temperaturas e o clima mais seco também podem provocar vermelhidão e descamação. O fato das pessoas tomarem banho com água quente no frio também não é bom para a pele – ainda mais as sensíveis – pois a temperatura elevada aumenta o risco de ressecamento, rachaduras e irritações.

Cremes ajudam a cuidar da pele sensível no frio


Para amenizar todos esses inconvenientes provocados pelo clima frio ou evitar que eles se manifestem, é indicado usar cremes capazes de reparar a barreira da pele, hidratar e higienizar a pele. Vale apostar também em produtos similares específicos para os lábios, já que eles também sofrem com ressecamento e rachaduras no clima frio.

Os cremes indicados para a pele no frio também podem ser usados após procedimentos dermatológicos, barba, depilação e exposição solar. Esses fatores também causam ressecamento e sensibilizam ainda mais a pele. Portanto, devem ser combatidos da mesma forma, especialmente por quem já tem a pele sensível.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cinthya Basaglia

Dra. Cinthya Basaglia

Dermatologia

CRM: 52876747 / RJ

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como devemos preparar a pele sensível para climas mais frios?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.