É possível evitar os sinais de idade que surgem no pescoço e no colo?

  • +A
  • -A

Com o passar dos anos, a pele começa a demonstrar que está envelhecendo, por meio, por exemplo, das temidas linhas de expressão. Os sinais de idade, que são comuns na testa, no pescoço e no colo, são resultado do processo natural de envelhecimento da pele. Mas, será que dá para evitá-las? Quem tira essa dúvida e dá as principais dicas para retardar as rugas, linhas de expressão e outros sinais de idade é a dermatologista Cristiane Simões. 

Protetor solar é essencial para evitar sinais de idade

O surgimento de marcas de expressão no colo e pescoço é semelhante ao processo de envelhecimento da pele que acontece em qualquer outra região do corpo exposta ao sol, como explica a dermatologista: “A pele mostra seu desgaste natural de forma contínua com o passar dos anos. No entanto, toda e qualquer área fotoexposta (que tome sol sem proteção solar adequada) irá sofrer os danos solares, que se manifestam com perda de elasticidade local, surgimento de manchas e lesões e perda de hidratação contínua, que resultarão em pele escurecida, flácida e ressecada”. 

Por isso, o uso de um fotoprotetor é a medida mais importante a se tomar quando o assunto é evitar as rugas. “Sabendo que o maior vilão e responsável por estes resultados é o sol, a melhor prevenção destes sinais de idade ainda é o uso contínuo e rotineiro de um protetor solar adequado ao seu tipo de pele”, diz Dra. Cristiane. 

Além de prevenir o envelhecimento precoce da pele, o protetor solar é essencial para evitar o aparecimento de manchas de pele, como o melasma, além de prevenir o câncer de pele, doença que exige cuidados e tratamentos muito específicos. Não dá para descuidar do uso do produto, que deve ser reaplicado regularmente durante o dia, seguindo as recomendações do fabricante e de seu médico. 

Tratamentos estéticos podem suavizar as rugas

Além disso, quem já tem rugas e linhas de expressão na região do colo e pescoço pode recorrer a alguns tratamentos estéticos, como recomenda a dermatologista: “Para o tratamento, podem ser usados ativos como ácidos para peelings, clareadores, ácido hialurônico e estimuladores da produção de colágeno, além do sempre necessário protetor solar”. É muito importante consultar seu dermatologista sempre para garantir a melhor abordagem ao seu caso.

No que tange aos cuidados diários anti-idade, Dra. Cristiane esclarece que a rotina não tem grandes mudanças: “Estes cuidados não diferem daqueles recomendados a pessoas com qualquer idade. Ou seja, ainda é importante manter a rotina de higienização, hidratação e proteção solar da pele. O que será alterado caso a caso é o tipo de ativo a ser usado, as apresentações e veículos das formulações e as combinações de substâncias a serem aplicadas na pele de cada pessoa”.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cristiane Simões

Dra. Cristiane Simões

Dermatologia

CRM: 52-811254 / RJ

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "É possível evitar os sinais de idade que surgem no pescoço e no colo?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.