É possível deixar a pele bronzeada com segurança? Se sim, como?

  • +A
  • -A

Por mais que o contato com o sol traga riscos, é algo necessário para a saúde. Além disso, há o apelo estético da pele bronzeada, que atrai muitas pessoas. Isso está longe de ser uma prioridade, mas é possível ter tudo. Ou seja, pele bronzeada, saudável e protegida contra os raios ultravioleta. Basta tomar os principais cuidados indicados pelos médicos dermatologistas e apostar nos produtos mais adequados.   

Formas de deixar a pele bronzeada com segurança


“É possível deixar a pele bronzeada com segurança, desde que sejam respeitados alguns cuidados essenciais. Se expor ao sol apenas nos horários em que a radiação solar está menos intensa e sempre usar um
filtro solar adequado para o seu tipo de pele (indicado por um especialista, de preferência) são exemplos importantes nesse contexto”, afirma a dermatologista Thuany Santos.

Segundo a especialista, aqueles que desejam atingir um bom bronzeado mais rapidamente podem lançar mão de tonalizantes em paralelo. “Existem os tonalizantes, que são produtos que funcionam como uma ‘maquiagem corporal’. Eles podem ajudar nessa busca por uma pele bronzeada com segurança”, indica a profissional. 

Melhores horários para tomar sol


Quanto aos
momentos mais apropriados do dia para se expor ao sol, deve-se dar preferência aos seguintes horários: antes das 10h e depois das 16h. Inclusive, nesse período é indicado separar cerca de 20 minutos para tomar sol sem proteção alguma, no intuito de suplementar a vitamina D. O sol é a principal fonte desse importante nutriente para diversas funções do organismo. 

Opções de filtro solar para diversos tipos de pele


Na
hora de escolher o filtro solar de uso diário, é importante, primeiro, buscar orientações de um médico especialista. Ninguém melhor do que esse profissional para analisar as características específicas de cada pele e, com base nisso, indicar o produto mais adequado para suprir suas necessidades. Vale destacar que existem filtros solares específicos para vários tipos de pele, como peles sensíveis, oleosas, acneicas, mistas, etc.   

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Thuany Santos

Dra. Thuany Santos

Dermatologia

CRM: 17979 / DF

TAGS
cancer-de-pele
limpeza-de-pele
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "É possível deixar a pele bronzeada com segurança? Se sim, como?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.