Por que a hidratação é importante para a saúde das unhas?

  • +A
  • -A

A hidratação é fundamental para a pele de todo o corpo, o que inclui as unhas. Por mais que estas sejam, muitas vezes, negligenciadas, sua integridade e saúde dependem de cuidados rotineiros, como higienização, corte, nutrição adequada e hidratação. Quando as unhas não recebem tais cuidados, aumentam os riscos de fragilização e quebra.

Hidratação das unhas


“A unha é formada, essencialmente, por camadas de queratina que ajudam a proteger esta região dos dedos de eventuais traumas. Para que elas sejam saudáveis, é fundamental que haja uma boa hidratação. Isso vale tanto para ingestão de água em quantidades adequadas, quanto para a aplicação de produtos hidratantes”, informa a dermatologista Alexandra Bononi.

Ainda segundo a especialista, a hidratação das unhas pode ser feita com hidratantes para as mãos, mas também com hidratantes específicos para unhas e óleos vegetais. É recomendado massagear bem esses ativos nas unhas, de uma a duas vezes por dia. Porém, se houver necessidade, não tem problema repetir mais vezes”, orienta a médica.

Uso excessivo de álcool compromete as unhas


Atualmente, a hidratação das unhas se torna ainda mais importante, pelo fato das pessoas estarem
utilizando muito álcool gel nas mãos, em função da pandemia do novo coronavírus, ainda em curso. “Nesta época de pandemia, se vê diariamente no consultório pacientes com queixa de unhas lascadas ou quebradiças, pois o uso de álcool gel (sem a compensação da aplicação de hidratantes) provoca um ressecamento importante da pele das mãos e das unhas”, explica Bononi.

Bases fortalecedoras são opções interessantes


Dentre os produtos hidratantes para unhas disponíveis no mercado hoje,
destacam-se as bases fortalecedoras, que não apenas fortalecem, mas também hidratam, restauram e aumentam a resistência ungueal. “À noite, após o uso do hidratante ou do óleo, podem ser utilizadas luvas (nitrílicas, por exemplo) para evitar a perda do produto durante o sono e aumentar sua absorção”, conclui a dermatologista.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Alexandra Bononi

Dra. Alexandra Bononi

Dermatologia

CRM: 97012 / SP

TAGS
limpeza-de-pele
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que a hidratação é importante para a saúde das unhas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.