Pele sensível: usar produtos para outros tipos de pele pode ser prejudicial?

  • +A
  • -A

A pele sensível, como o próprio nome já diz, apresenta uma maior sensibilidade a fatores externos, podendo ficar irritada e vermelha em diversas ocasiões, como após o contato com um perfume ou um produto de limpeza, o que não aconteceria com outros tipos de pele. Com ela, é preciso ter muito cuidado e, por isso, é importante dar preferência a produtos criados levando em consideração suas particularidades.

Produtos não específicos podem causar feridas na pele sensível


Usar qualquer tipo de produto na pele sensível tem riscos. “Se a pessoa não seguir os produtos indicados pelo dermatologista, ela pode deixar a pele vermelha, sentindo ardência e coceira. Pode agravar a saúde da pele, machucando-a, provocando descamação, pequenas feridas e até
doenças de pele mais graves”, afirma a dermatologista Giselle Sanches. 

Por outro lado, respeitar as orientações ajuda a fortalecer e a hidratar a pele sensível. “Quando o paciente opta por produtos adequados para a pele sensível, ele consegue mantê-la protegida de mudanças climáticas, raios ultravioleta e poluição, por exemplo, e deixá-la hidratada”, informa a médica. 

Água dermatológica preserva o pH da pele


De acordo com a especialista, existem vários dermocosméticos seguros para a pele sensível: “Podem ser hidratantes sem parabenos, fragrâncias e conservantes, que geralmente vêm enriquecidos com prebióticos. Este tipo de hidratante tem ativo que não deixa enfraquecer a barreira boa da pele. Isso também vale para os sabonetes: suavidade é a palavra”.

Além disso, é importante investir em uma solução suave e não muito adstringente para retirar a maquiagem ou os resíduos acumulados na pele, o que ajuda a mantê-la saudável. Outra opção é o uso da água dermatológica, com propriedades calmantes, hidratantes e refrescantes e que ajudam a manter o pH da pele estável.

Foto: Getty Images

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Giselle Sanches

Dra. Giselle Sanches

Dermatologia

CRM: 117116​ / SP

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Pele sensível: usar produtos para outros tipos de pele pode ser prejudicial?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.