A pele sensível está mais sujeita a doenças e infecções?

  • +A
  • -A

A pele sensível está mais vulnerável à ação de agentes infecciosos e, portanto, à ocorrência de doenças, pois normalmente sua barreira cutânea fica fragilizada. Pessoas com pele sensível ou que estão momentaneamente com a pele sensibilizada devem buscar junto a um médico dermatologista cuidados e tratamentos diários para controlar o problema e diminuir os riscos.  

Pele sensível e infecções


“Quando a pele está sensibilizada, pode haver dano às suas camadas, levando a uma disfunção da barreira cutânea. Ou seja, as camadas de células que existem para nos proteger dos agressores externos (sejam eles físicos, mecânicos ou químicos) não funcionam corretamente”, afirma a dermatologista Alexandra Bononi. 

Segundo a especialista, esse quadro pode predispor à eczemas, alergias e irritações, de modo que a pele lesionada  fica mais predisposta a infecções. “Por outro lado, existem doenças que caracteristicamente deixam a pele mais sensível, tais como rosácea, dermatite seborreica e dermatite atópica”, informa a médica.

Sintomas e tratamento contra sensibilidade na pele


A pele sensível apresenta maior reatividade a
estímulos diversos, como frio, calor, cremes, cosméticos e sol, os quais deixam marcas. “Esses estímulos estão associados à presença de sintomas, tais quais vermelhidão, coceira, sensação de repuxamento e, às vezes, aspecto grosseiro e áspero”, lista a profissional.

O tratamento contra a sensibilidade da pele se beneficia muito do uso de cosméticos específicos capazes de fortalecer a saúde da pele e diminuir os riscos de infecções. Tais produtos contam com ativos que limpam, hidratam e agem no restabelecimento da barreira de proteção da pele, suavizando os sintomas incômodos do quadro. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Alexandra Bononi

Dra. Alexandra Bononi

Dermatologia

CRM: 97012 / SP

TAGS
limpeza-de-pele
pele
problemas-de-pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "A pele sensível está mais sujeita a doenças e infecções?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.