Pele seca: Coçar áreas irritadas pode piorar o problema?

  • +A
  • -A

A pele seca possui um nível de hidratação abaixo do ideal e, por isso, se torna mais frágil, vulnerável e sensível a certos estímulos. Coçar a pele ressecada, por exemplo, pode piorar o problema, com complicações que vão além da hidratação insuficiente. Sendo assim, é importante ter alguns cuidados caso você sofra com ressecamento da pele. 

Cuidados para evitar complicações decorrentes do ressecamento da pele


“Coçar a pele seca nas áreas irritadas pode piorar o problema pois o atrito causado no processo tende a ferir e favorecer uma
infecção bacteriana na pele. Sendo assim, o ideal é evitar o ato de coçar a pele e manter as unhas sempre limpas e aparadas para minimizar a chance de qualquer infecção”, orienta a dermatologista Cinthya Basaglia. 

Além disso, a especialista recomenda aos que têm pele seca alguns cuidados importantes durante e após o banho para amenizar possíveis desconfortos. É indicado tomar apenas um banho por dia, que seja rápido e com um sabonete que agrida menos a pele. Sabonetes antibactericidas não devem ser usados pois deixam a pele mais seca. 

Hidratação da pele seca


“Os pacientes com pele seca também devem evitar tomar banho com água muito quente, já que a alta temperatura agride mais este tipo de pele. Logo após o banho, é importante fazer a
aplicação de hidratante corporal para tentar amenizar o ressecamento e os sintomas associados”, informa a médica.

A melhor forma de potencializar a ação do creme hidratante é aplicá-lo na pele quando ela ainda está úmida, no pós-banho. A maior hidratação é obtida devido ao fato da água ficar aprisionada entre o hidratante e a pele. Além do creme hidratante você também pode utilizar a água dermatológica para hidratar ainda mais a sua pele.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cinthya Basaglia

Dra. Cinthya Basaglia

Dermatologia

CRM: 52876747 / RJ

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Pele seca: Coçar áreas irritadas pode piorar o problema?"

lucicleide

Meu filho tem dermatite atópica desde que nasceu, ele sofre muito, já fui a varios dermatologistas e ele precisa estar hidratando a pele diariamente. Gostaria de saber se a empresa aché tem algum medicamento ou algum hidratante que possa ajudar ele com essas coceiras. no momento ele faz uso de hidratante nivea misturado com elocom.obrigada.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Lucicleide. Temos uma linha de dermocosméticos que possui alguns hidratantes que podem auxiliar no tratamento do seu filho, pode consulta-los no ítem ‘produtos participantes’. Você pode conversar com o dermatologista para que ele verifique quais das possibilidades atende melhor as necessidades do seu filho. Desejamos sucesso no tratamento dele. Até a próxima!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.