Por que a pele oleosa apresenta poros mais dilatados?


  • +A
  • -A

Os poros de pessoas com a pele oleosa normalmente ficam mais dilatados justamente por conta da oleosidade. Ou seja, a própria produção excessiva de sebo pela pele faz com que os poros fiquem maiores e mais perceptíveis. Portanto, o tratamento da oleosidade da pele ajuda a reverter a dilatação dos poros.   

 

Poros dilatados aparecem mais nas regiões com maior quantidade de glândulas sebáceas

 

“Os poros da pele se dilatam devido à maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas, ocasionando uma aparência de pele mais oleosa e com irregularidades. São mais freqüentes na área da face que apresenta maior quantidade de glândulas sebáceas: a zona T (testa, dorso do nariz e queixo)”, informa a dermatologista Ana Caroline Barreto.

Segundo a especialista, o uso recorrente de maquiagem sem sua correta remoção também pode contribuir para a manutenção dos poros dilatados. “Ter os poros da face dilatados não ocasiona nenhum mal maior à saúde. Os únicos problemas envolvidos são o aumento da oleosidade da face e o incômodo estético”, completa.

 

Cuidados diários com a pele ajudam a controlar a oleosidade e minimizar a dilatação dos poros

 

Para controlar a oleosidade e reduzir a aparência dos poros dilatados, o primeiro passo é a rotina de cuidados diários da pele. O uso de sabonete seborregulador, além de hidratante e protetor solar específicos para pele oleosa, auxiliam na melhora do aspecto da pele. Remover a maquiagem e a poluição da face com demaquilante também é muito importante. O uso de produtos que contenham ácidos específicos também pode ajudar no fechamento dos poros.

“Lavar o rosto muitas vezes ao dia não irá diminuir a oleosidade nem a produção de sebo. Pelo contrário, pode ocorrer um efeito rebote pois o corpo interpreta que a pele está desidratada e, conseqüentemente, aumenta ainda mais a produção de sebo. Existem algumas opções de tratamento que podem ser feitas no consultório, como limpeza de pele, peelings químicos e até lasers”, conclui a dermatologista.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Ana Caroline Barreto

Dra. Ana Caroline Barreto

Dermatologia

CRM: 155.934 / SP

TAGS
limpeza-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que a pele oleosa apresenta poros mais dilatados?"

Fábio

Olá, qual seria o tratamento para a diminuição dos poros da face e a redução da oleosidade da pele?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Fábio, para que seja indicado o tratamento mais adequado para você é muito importante que você busque uma consulta presencial junto ao dermatologista. Temos uma matéria que aborda esse tema. Clique no link abaixo e confira. Abraços.

https://cuidadospelavida.com.br/pele-e-beleza/cuidados-com-a-pele/pele-oleosa-principais-cuidados

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.

Relacionadas