AchèAchè
    search
    Título

    Por que a pele oleosa apresenta poros mais dilatados?

    Uncategorized

    Por

    Os poros de pessoas com a pele oleosa normalmente ficam mais dilatados justamente por conta da oleosidade. Ou seja, a própria produção excessiva de sebo pela pele faz com que os poros fiquem maiores e mais perceptíveis. Portanto, o tratamento da oleosidade da pele ajuda a reverter a dilatação dos poros.   

     

    Poros dilatados aparecem mais nas regiões com maior quantidade de glândulas sebáceas

     

    “Os poros da pele se dilatam devido à maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas, ocasionando uma aparência de pele mais oleosa e com irregularidades. São mais freqüentes na área da face que apresenta maior quantidade de glândulas sebáceas: a zona T (testa, dorso do nariz e queixo)”, informa a dermatologista Ana Caroline Barreto.

    Segundo a especialista, o uso recorrente de maquiagem sem sua correta remoção também pode contribuir para a manutenção dos poros dilatados. “Ter os poros da face dilatados não ocasiona nenhum mal maior à saúde. Os únicos problemas envolvidos são o aumento da oleosidade da face e o incômodo estético”, completa.

     

    Cuidados diários com a pele ajudam a controlar a oleosidade e minimizar a dilatação dos poros

     

    Para controlar a oleosidade e reduzir a aparência dos poros dilatados, o primeiro passo é a rotina de cuidados diários da pele. O uso de sabonete seborregulador, além de hidratante e protetor solar específicos para pele oleosa, auxiliam na melhora do aspecto da pele. Remover a maquiagem e a poluição da face com demaquilante também é muito importante. O uso de produtos que contenham ácidos específicos também pode ajudar no fechamento dos poros.

    “Lavar o rosto muitas vezes ao dia não irá diminuir a oleosidade nem a produção de sebo. Pelo contrário, pode ocorrer um efeito rebote pois o corpo interpreta que a pele está desidratada e, conseqüentemente, aumenta ainda mais a produção de sebo. Existem algumas opções de tratamento que podem ser feitas no consultório, como limpeza de pele, peelings químicos e até lasers”, conclui a dermatologista.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes