Pele descascando é sinal de uso errado do protetor solar?

  • +A
  • -A

O verão está chegando e, com ele, além das altas temperaturas, vem a necessidade de cuidados específicos com a saúde da pele. A exposição solar sem proteção adequada pode causar diversos problemas, como manchas, queimaduras e descascamento, por isso, a atenção deve ser redobrada.

Fatores que fazem a pele descascar

 

Mais precisamente, o que faz com que a pele descasque é a queimadura resultante da ação dos raios UVB, que têm alta intensidade e aumentam o risco de câncer de pele. Tanto estes raios quanto o calor ressecam o corpo e fazem com que as células morram e se desprendam, o que ocasiona a descamação.  

“A pele pode sim descascar pelo uso insuficiente de filtro solar. Em alguns casos, ela descasca a ponto de significar uma queimadura de primeiro grau. Pode descascar também por excesso de ressecamento, doenças (como a psoríase) ou simplesmente ingestão insuficiente de água”, informa o dermatologista Murilo Drummond.

 

Formas de evitar a descamação da pele

 

Para evitar que o protetor solar seja aplicado sem resultados, é fundamental, primeiro, garantir um produto de qualidade e com um FPS adequado à sua pele (geralmente a recomendação é de FPS 30, no mínimo). “O filtro solar deve ser espalhado de maneira uniforme por todo o corpo e reaplicado a cada 2 horas durante a exposição solar ou após cada mergulho”, recomenda o dermatologista.

Outra forma de evitar os raios UVB e ficar com a pele descascando é procurar se expor ao sol em horários em que a ação dos raios é mais branda. Normalmente, os dermatologistas indicam os horários antes das 10h e depois das 16h. Hidratar a pele (com produtos próprios para isso) e o organismo (com boa ingestão de água) também são medidas importantes neste contexto.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dr. Murilo Drummond

Dr. Murilo Drummond

Dermatologia

CRM: 52337051 / RJ

TAGS
cancer-de-pele
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Pele descascando é sinal de uso errado do protetor solar?"

valdecir

espinocelular é um câncer de pele?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Valdecir. Segundo especialistas: “Os danos mais graves que ocorrem pela exposição inadequada ao sol durante vários anos são os cânceres de pele. Basocelular, espinocelular e melanoma são os tipos de câncer de pele que possuem incidência maior em pacientes que abusam da exposição solar sem medidas fotoprotetoras”. Recomendamos esta leitura: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pele/primeiros-efeitos-envelhecimento-da-pele-sol Abraços!

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.