Qual é o papel da vitamina C no combate ao envelhecimento da pele?

  • +A
  • -A

A vitamina C tem estado cada vez mais em evidência quando o assunto são os cuidados com a pele. Seu uso é associado a diversos benefícios e uma das vantagens da vitamina C para o rosto é a prevenção do envelhecimento precoce da pele. A equipe do Cuidados Pela Vida bateu um papo com a dermatologista Bruna Fanton Gallo, que explicou como é a ação desse ativo na pele. Dê uma olhada!

Vitamina C é antioxidante e previne o envelhecimento da pele

De acordo com Dra. Bruna, a função antioxidante é essencial para muitos dos benefícios do ácido ascórbico, outro nome da vitamina: “A vitamina C age principalmente como um antioxidante, ajudando na proteção da pele contra fatores que geram estresse radioativo, como a radiação solar”. Porém, a aplicação de um produto com vitamina C não dispensa o uso do protetor solar facial. Aliás, eles podem ser aliados, já que o ativo potencializa o efeito fotoprotetor do filtro solar, evitando o envelhecimento causado pela radiação. 

Além disso, outro fator ajuda a entender a relação entre a vitamina C e o envelhecimento. “Alguns estudos apontam que ela pode ajudar na síntese do colágeno e na despigmentação da pele”, comenta a dermatologista. O colágeno é fundamental para manter a elasticidade e a firmeza da pele, deixando-a menos suscetível a rugas. Além disso, a ação despigmentante faz com que o ácido ascórbico ainda ajude no tratamento de manchas, como o melasma. 

Como evitar o envelhecimento da pele com a vitamina C?

Primeiramente, é importante entender que há diversas formas de usar esse ativo: sérum,  vitamina C em creme, na formulação do gel de limpeza facial, loção… Não importa o veículo, contanto que ele se adapte ao seu tipo de pele. Somente o seu dermatologista pode indicar o melhor produto para incluir na sua rotina de cuidados. “O melhor horário para utilizar a vitamina C tópica é diariamente pela manhã, antes do protetor solar, já que ela pode ajudar na proteção, pois é um ótimo antioxidante”, orienta Dra. Bruna. 

Além do ácido ascórbico, alguns hábitos também podem auxiliar na prevenção do envelhecimento precoce. Adotar uma alimentação equilibrada e saudável mantém os nutrientes necessários para ter uma pele saudável. Hidratar o corpo de dentro para fora também é muito importante: por isso, beber bastante água é essencial para prevenir as rugas! Evitar o tabagismo, o consumo de álcool em excesso e o estresse também são bons hábitos para evitar o envelhecimento precoce da pele. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Fanton Gallo

Dra. Bruna Fanton Gallo

Dermatologia

CRM: 52-1061682 / RJ

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é o papel da vitamina C no combate ao envelhecimento da pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.