Pantenol: Quais são os benefícios desse ativo para a pele sensível?

  • +A
  • -A

A pele sensível é aquela pele que fica irritada com mais facilidade, apresentando manchas, vermelhidões, repuxamento e ardência. Por isso, é uma pele que precisa de mais atenção, por meio de alguns cuidados e do uso de dermocosméticos com ativos reparadores. O pantenol é um desses ativos. Conheça seus principais benefícios e como eles ajudam a pele sensível a se recuperar.  

Pantenol ajuda a reparar a barreira de proteção da pele sensível

“O pantenol, ou pró-vitamina B5, quando aplicado topicamente, é convertido em ácido pantotênico, substância natural da pele e do cabelo que auxilia no controle da capacidade de resposta do organismo ao estresse e no metabolismo cutâneo”, explica a dermatologista Elizabeth Senra. 

Toda pele tem uma camada de proteção que serve como barreira tanto para a perda de água quanto para a entrada de microrganismos e sujeiras, impedindo agressões. Mas, na pele sensível, esta proteção tem suas funções prejudicadas. O que o pantenol faz, segundo Dra. Elizabeth, é atuar como um hidratante reparador dessa barreira de proteção

O pantenol pode ser encontrado em diversos produtos dermocosméticos, como hidratantes, shampoos, máscaras e géis de limpeza. Embora possa ser aplicado em qualquer área do corpo, é mais recomendado para as áreas mais sensíveis da pele, como os lábios, e partes que sofrem mais com o ressecamento, como joelhos e cotovelos. 

Quais são os cuidados mais importantes para a pele sensível?


“Como a pele sensível tem uma barreira cutânea prejudicada, o paciente tem que evitar ações que prejudiquem ainda mais essa barreira, como limitar
banhos quentes e o uso de sabonetes adstringentes, que retiram o pouco do manto lipídico que ela apresenta, além de não usar buchas durante o banho e promover a famosa hidratação nos 5 minutos após o banho, com o corpo úmido para ser mais eficaz”, afirma a dermatologista.

Outro detalhe importante é que essa limpeza e a hidratação sejam feitas com produtos destinados à pele sensível, promovendo uma rotina de limpeza adequada. “Hoje em dia, existem produtos que ajudam a recuperar o microbioma da pele e, com isso, melhoram ainda mais essa função de barreira que está prejudicada na pele sensível”, conclui Dra. Elizabeth. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Elizabeth Senra

Dra. Elizabeth Senra

Dermatologia

CRM: 114229 / SP

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

1 comentário para "Pantenol: Quais são os benefícios desse ativo para a pele sensível?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.