Onicólise: quais as principais características dessa consequência das unhas frágeis?

  • +A
  • -A

A onicólise consiste no deslocamento da unha (placa ungueal) do leito ungueal, que é a parte que fica por baixo das unhas das mãos e dos pés. Com esse descolamento, é comum a unha mudar de coloração, ficando mais escura. Algumas das principais causas da onicólise são comuns também à síndrome das unhas frágeis, como ocorrência de traumas e uso de detergentes.

Onicólise e as principais consequências das unhas frágeis


Contudo, por mais que haja associação entre onicólise e unhas frágeis, as consequências diretas mais comuns à síndrome
são a onicorrexe e a onicosquizia. Quem informa isso é a dermatologista Juliana Fonte. “O que ocorre nas unhas frágeis, na verdade, é a onicosquizia, que é uma descamação da borda livre ungueal (como se a unha estivesse ficando folhada), e a onicorrexe”, afirma a médica.

Ainda segundo a especialista, a onicorrexe é uma alteração na lâmina ungueal que consiste na fragmentação triangular da borda livre ungueal. “A lâmina ungueal contém aproximadamente 10% de água, sendo pobre em lipídios. Dessa forma, sua capacidade de reter líquido é pequena, o que a torna mais suscetível à desidratação e aos danos mecânicos”, complementa Fonte.

Tratamento e prevenção contra unhas frágeis


Para começar a
prevenção e tratamento da síndrome das unhas frágeis, deve-se garantir o controle dos fatores de risco, ou seja, tudo aquilo que fragiliza as unhas e pode ser evitado. Evitar esmaltes de unhas comuns, traumas e contato direto da pele das mãos com detergentes (usando luvas para lavar a louça) são alguns exemplos importantes.

Para aqueles que já sofrem com as unhas frágeis, pode ser interessante também o tratamento medicamentoso. Os produtos indicados pelos médicos especialistas estimulam o fortalecimento de toda a estrutura ungueal, entregando um resultado satisfatório e em curto prazo (se utilizados da maneira correta). Eles contém biotina, vitamina importante para a formação de queratina, proteína essencial para a saúde do cabelo e unhas.   

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Juliana Fonte

Dra. Juliana Fonte

Dermatologia

CRM: 32136 / RS

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Onicólise: quais as principais características dessa consequência das unhas frágeis?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.