O que é um nutricosmético? Especialista explica!


  • +A
  • -A

Quem deseja manter a pele jovem e com a aparência saudável encontra a cada dia mais e mais opções de cuidados e formas de tratamento. É o caso dos nutricosméticos, compostos naturais encontrados em frutas e plantas, concentrados no formato de comprimidos e sachês, que ajudam a nutrir a pele de dentro para fora e a combater agentes nocivos à sua saúde.  

Biotina e colágeno são exemplos de nutricosméticos


“Os nutricosméticos correspondem a um conjunto de substâncias, como vitaminas, minerais, carotenoides e flavonoides que, ingeridos por via oral e numa composição de fácil absorção pelo organismo, tem a finalidade de suprir carências nutricionais e bloquear a ação de radicais livres, promovendo melhorias na pele”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli.

Entre os mais consumidos estão o colágeno, a vitamina E e a vitamina C, que ajuda a amenizar rugas e linhas de expressão, por exemplo. Resveratrol, luteína, picnogenol, polypodium leucotomos, ácidos graxos, vitamina A e a biotina, que ajuda a fortalecer as unhas, também são bastante recomendados pelos dermatologistas a seus pacientes.

Dermatologistas podem indicar consumo de nutricosmético


De acordo com a médica, qualquer pessoa pode usar um nutricosmético, desde que não exista alguma doença que contraindique. Vale lembrar que não há idade mínima nem máxima para o consumo. O tempo de uso varia de acordo com a substância e com as necessidades de cada indivíduo. O picnogenol, por exemplo, deve ser consumido por mais de oito semanas.

No entanto, o uso de um nutricosmético deve ser feito com cautela. “Sua indicação é feita por médicos e só tem benefício para as pessoas que apresentam uma deficiência nutricional. O uso excessivo pode ser prejudicial à saúde, podendo causar hipervitaminose“, destaca a especialista. A hipervitaminose, vale destacar, é um problema também conhecido como envenenamento causado por vitaminas, ou seja, ocorre quando o paciente supera de forma exagerada as recomendações máximas de ingestão destes nutrientes.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Kaliandra Cainelli

Dra. Kaliandra Cainelli

Dermatologia

CRM: 80153-4 / RJ

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que é um nutricosmético? Especialista explica!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.