html A micose não tratada pode trazer riscos sérios para a saúde?

A micose não tratada pode trazer riscos sérios para a saúde?


  • +A
  • -A

O crescimento de fungos na pele é uma infecção que recebe o nome de micose, também conhecida como dermatomicose. São manchas brancas ou vermelhas que podem coçar e formar crostas. Percebeu algo na pele? Vá ao dermatologista para receber o diagnóstico e iniciar o tratamento, pois a micose não tratada pode trazer alguns riscos.  

 

Coceira causada por micose pode facilitar infecção bacteriana

 


É importante realizar o tratamento das micoses, já que o problema pode gerar certos riscos aos pacientes. “A micose não tratada pode se disseminar em alguns casos e ainda pode ocasionar a ocorrência de infecção bacteriana, devido à intensa coceira que fere a pele e abre uma porta de entrada”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli.

Muitas vezes, os fungos causadores da micose já se encontram no corpo humano, mas não causam prejuízo. Estes micro-organismos se tornam um problema quando conseguem se proliferar, ao encontrar um ambiente favorável ao desenvolvimento, com calor, umidade e baixa imunidade. Encontram-se principalmente em áreas de dobras, como nos dedos e na axila, mas também podem ser vistos nas unhas.

 

Portadores de HIV são mais sujeitos a complicações da micose

 


Apesar da micose, em geral, não apresentar muitas complicações, ela pode se tornar mais grave em alguns grupos específicos de pacientes. “Não há grandes complicações relacionadas a micoses, exceto em pacientes imunodeprimidos, como os portadores de HIV e em tratamento para o câncer, que podem ter formas invasivas de micose capazes de acometer órgãos internos”, alerta Kaliandra.

O tratamento para a micose envolve o uso de medicamentos tópicos, como xampus, cremes e sabonetes, que irão combater os fungos. Para casos mais graves, como nas micoses de unhas, medicações orais também podem ser necessárias. A duração do tratamento pode variar. “O tratamento dura, em média, um mês, mas micoses de unha têm tratamento prolongado de até nove meses”, explica Kaliandra.

 

Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista graduada pela UNIRIO, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 80153-4 – Site oficial

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
TAGS
manchas-na-pele
micose
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "A micose não tratada pode trazer riscos sérios para a saúde?"

Hilda

Eu tenho uma coceira no rosto que me incomoda muito parece que chega até meus olhos.mas não tenho nenhuma mancha. Lavo meu rosto com shampo anti caspa para aliviar.e micose?

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Hilda, diante dos sintomas relatados é muito importante que você busque uma consulta com o dermatologista para que ele possa identificar a causa e indicar o tratamento mais adequado. Desejamos melhoras. Até breve.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.