Por que é importante aplicar o protetor solar várias vezes ao dia?

  • +A
  • -A

O uso do protetor solar é uma das medidas mais importantes para manter a pele saudável. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse produto ajuda a prevenir queimaduras, o envelhecimento precoce e o câncer de pele. No entanto, é importante lembrar que o protetor solar deve ser reaplicado ao longo do dia. 

Protetor solar deve ser aplicado a cada 2 horas


“É importante aplicar o filtro solar
várias vezes ao dia para garantir que a pele está protegida do sol. Com o tempo, o protetor vai sendo absorvido e perdendo sua capacidade de proteger a pele dos raios ultravioletas”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli. 

De acordo com a médica, o protetor deve ser reaplicado a cada duas horas, mas esse intervalo pode ser maior, dependendo da situação. “Em caso de suor excessivo ou após o contato com a água do mar ou da piscina, o filtro solar deve ser reaplicado mesmo que não tenha passado 2 horas desde a última aplicação”, informa a especialista. 

Protetor e maquiagem: como deve ser feita a reaplicação?

Quem usa maquiagem durante o dia pode estar se perguntando como fica a reaplicação do protetor solar nesses casos. O ideal é passar o filtro antes e depois a maquiagem e, ao longo do dia, optar por outros produtos disponíveis no mercado e que também ajudam a bloquear a ação dos raios solares sobre a pele. 

Existem várias opções disponíveis no mercado, como explica Kaliandra: “Uma alternativa é dar preferência pelo filtro solar com cor que atua como maquiagem. Outra opção é usar um filtro solar em pó compacto, que protege a pele do sol sem estragar a maquiagem”. É importante destacar que qualquer pessoa deve reaplicar o protetor a cada 2 horas, mesmo estando maquiada. 


Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Kaliandra Cainelli

Dra. Kaliandra Cainelli

Dermatologia

CRM: 80153-4 / RJ

TAGS
cancer-de-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Por que é importante aplicar o protetor solar várias vezes ao dia?"

Francisca

O que diferencia, os fatores de proteção tipo 30 70

CUIDADOS PELA VIDA

Olá, Francisca. De acordo com o Dr. Alan Ost, a sigla FPS, que significa Fator de Proteção Solar, indica o tempo que a pessoa pode ficar exposta ao sol sem causar vermelhidão na pele. “Um protetor com FPS 30, por exemplo, protege a pele 30 vezes mais do que se ela estivesse sem nenhum produto”, explica, indicando o melhor fator para cada tom. Recomendamos esta leitura: https://cuidadospelavida.com.br/meu-corpo/pele/protecao-solar-qual-e-o-melhor-fps-para-cada-tipo-de-pele. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.