Qual é o papel da hidratação da pele no combate a rugas e linhas de expressão?

  • +A
  • -A

A hidratação da pele é essencial para mantê-la saudável e bonita, além de ser um fator importante para retardar o envelhecimento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a hidratação diária da pele evita não só o envelhecimento precoce, mas também outros problemas, como ressecamento, infecções, irritação e descamação.

 

Falta de hidratação prejudica a barreira da pele, o que leva ao envelhecimento precoce


“A
falta de hidratação prejudica a barreira cutânea e, além do envelhecimento precoce, pode piorar ou desencadear crises de dermatite atópica, dermatite de contato e rosácea, por exemplo”, informa a dermatologista Daniela Aidar. Ainda segundo a médica, a pele seca perde também o brilho e a elasticidade, o que contribui para o surgimento das rugas e linhas de expressão.

Por mais que o envelhecimento da pele seja biológico, fatores externos influenciam também e podem acelerar o processo. “A pele desidrata por agressões externas, como temperaturas extremas, lavagens excessivas ou produtos inadequados, sol e vento. Isso prejudica a barreira da pele, que perde a capacidade de reter água na sua superfície e se torna mais predisposta ao envelhecimento precoce”, explica a especialista.

 

Hidratação da pele e outros cuidados contra o envelhecimento precoce


A hidratação deve ser feita com produtos específicos de
aplicação diária. É importante ter atenção ao produto escolhido, pois cada tipo de pele exige tratamentos individualizados. Além disso, é importante procurar opções que sejam voltados às suas necessidades, ou seja, se você está focado no combate ao envelhecimento da pele, uma dica é investir em produtos anti-idade com propriedades hidratantes. Nesse sentido, ativos como o ácido hialurônico, especialmente em associação ao silício orgânico, são importantes aliados e ajudam a melhorar a textura da pele, hidratando as camadas mais profundas e estimulando a produção de colágeno.

Além do uso de cremes hidratantes, é importante ter outros cuidados no dia a dia para que a ação da hidratação seja potencializada no tratamento contra o envelhecimento precoce. Por exemplo, evitar lavagens com água muito quente, utilizar sabonetes suaves que não modifiquem o pH da pele e não friccionar a pele com a toalha para secar. “Evitar sol em excesso, cigarro e álcool também são medidas preventivas ao envelhecimento da pele”.

 

Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-diarios-com-a-pele/

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Daniela Aidar

Dra. Daniela Aidar

Dermatologia

CRM: 156459 / SP

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é o papel da hidratação da pele no combate a rugas e linhas de expressão?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.