Entendendo o herpes: quais são as fases da doença?
REDAÇÃO CUIDADOS PELA VIDA /
- +A
- -A
O herpes simples é uma infecção causada pelo vírus de mesmo nome e que se divide em dois tipos: o HSV-1 e HSV-2, sendo o primeiro mais comum. O vírus está espalhado em todas as partes do planeta e causa infecções leves, na maioria dos casos. Ele é transmitido pelo contato com mucosas orais ou genitais e a maioria das pessoas não apresenta sintomas ao contraí-lo.
Como o herpes age no corpo
“Assim que o vírus entra no corpo, ele rapidamente se reproduz na mucosa ou na pele, se espalha e segue para as terminações nervosas”, explica o infectologista Taylor Olivo. Por causar lesões no corpo, a herpes geralmente provoca dores. A primeira infecção é mais intensa devido à disseminação do vírus que provoca uma grande quantidade de lesões.
Segundo Olivo, a primeira infecção é comumente encontrada em crianças e jovens adultos e entre os sintomas estão “febre, dor no corpo, irritabilidade, aparecimento de ‘ínguas’ no pescoço e lesões na boca, na língua e nos lábios”.
O vírus pode voltar
Após a primeira infecção, o herpes pode ser reativado, mas são episódios menos intensos e dolorosos e mais rápidos. Alguns pacientes sofrem com o vírus de quatro a cinco vezes por ano, o que pode demandar terapias prolongadas na tentativa de reduzir as ocorrências. Depois de um período de três a cinco anos do primeiro contato, o número de episódios tende a diminuir.
Em casos não tratados, o herpes pode avançar pelo organismo e provocar complicações. “Os vírus herpes simples são responsáveis por gerar desde infecções mucosas e cutâneas a infecções cerebrais e infecções disseminadas”, afirma Olivo. A grande maioria das doenças é leve, mas pessoas com diabetes, AIDS e câncer têm maior risco de desenvolver um problema de saúde grave.
Dr. Taylor Endrigo Toscano Olivo é infectologista formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e atua em Bauru (SP). CRM-SP: 115765
- COLABORARAM NESTE CONTEÚDO:
- 12 comentários para "Entendendo o herpes: quais são as fases da doença?"
-
Audrey Chrisostomo Sanches
No meu caso,tenho herpes há uns 15anos, de leve a moderado,porém há uns 3anos em média, só aumentou, tantos nas vezes,qto à gravidade. Chega a ser todo mês, em vários lugares,inclusive nos últimos meses não seca mais!! Não sei oque fazer mais…
-
ANA PAULA
Terceira vez que eu tenho herpes labial, gostaria de saber se realmente so aparece 5 vezes ao ano mesmo?
CUIDADOS PELA VIDA
Oi Ana Paula, o vírus do herpes simples é comumente associado a lesões na boca e nos genitais, mas podemos observar pequenas bolhas agrupadas que podem aparecer em qualquer parte do corpo. Segundo pesquisas o herpes não tem cura, ele permanece no organismo reaparecendo com a queda da imunidade. Recomendamos que realize uma consulta com o médico especialista para que ele possa te indicar o tratamento adequado. Abraços.
-
Ana silva
No início deste ano passei a ter crises de herpes labial recorrentes. No mês de julho iniciei um tratamento com lisina, passei a hidratar os lábios todas as noites e a mínima coceira no lábio faço compressa com gelo. Não tive mais crises.
CUIDADOS PELA VIDA
Olá Ana, conforme informado na matéria em casos não tratados, o herpes pode avançar pelo organismo e provocar complicações. Os vírus herpes simples são responsáveis por gerar desde infecções mucosas e cutâneas a infecções cerebrais e infecções disseminadas. Por isso é muito importante continuar seguindo o tratamento para amenizar as crises. Até breve.
-
Sandro
Gostaria de saber se o que eu tenho e herpes após uma sirurgia de fimose apareceu uma ardencia incomoda mas nunca apareceu bolhas só em outro local do prepucio apareceu uma mancha parecida co ferida mas não doe e nem tem prioridade gostaria de uma ajuda
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Sandro. No herpes genital, sintomas não aparentes podem incluir ardência e dores musculares, principalmente nas costas, nas nádegas e nas coxas, além de febre e apetite reduzido. Algumas pessoas se queixam ainda de dor ao urinar. É fundamental consultar um médico urologista para a confirmação diagnóstica. Pois somente desta forma, o tratamento adequado poderá ser estabelecido. Abraços!
-
Liliane
Herpes só pode ser passada quando a feridas ?
CUIDADOS PELA VIDA
Olá, Liliane. Segundo especialistas, a forma de transmissão mais comum do herpes simples é o contato com a saliva. Se o herpes estiver ativo e as feridas estiverem na forma de vesículas, a probabilidade de contaminação é alta. Lembrando que, o vírus pode entrar em atividade mesmo sem a presença de feridas aparentes, possibilitando a transmissão mesmo sem sintomas perceptíveis. Por isso é importante o uso do preservativo e consultas regulares com o especialista. Recomendamos esta leitura com mais informações: https://cuidadospelavida.com.br/especiais/hora-h Até breve!
- Deixe seu comentário
Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.