Entenda a diferença entre limpeza, desinfecção e esterilização


  • +A
  • -A
Imagem do post Entenda a diferença entre limpeza, desinfecção e esterilização

Limpeza, desinfecção ou  esterilização? As três técnicas têm como objetivo higienizar objetos e alimentos para que se evite doenças e riscos à saúde. Os mais preocupados em relação a isso são os pais, que não sabem como lavar adequadamente os brinquedos que os filhos levam a boca ou mamadeiras.

Então vamos primeiro entender a diferença de cada um:

Limpar: com um pano, água e sabão detergente, por exemplo, remove apenas a sujeira e reduz em 95% a carga de micro-organismos de um objeto;

Desinfectar: com cloro, álcool ou hipoclorito de sódio, chega em 98% e

Esterilizar: com autoclave, elimina 100% das bactérias.
Os brinquedos não precisam ser desinfectados ou esterilizados, apenas a limpeza já remove as bactérias.
Já com as escovas de dente precisamos ficar mais atentos, assim que ela começar a ficar com uns pontinhos pretos ou abrir as cerdas, é hora de trocar. Observe sempre a validade indicada na mesma.

Pessoas que frequentam manicures, pedicures ou podólogos, por exemplo, devem levar seus próprios instrumentos e desinfetá-los periodicamente ou usar materiais descartáveis, como lixas e palitos, para os alicates usados profissionalmente, é fundamental que sejam esterilizados com autoclave.
Com os alimentos os cuidados são grandes, é fundamental higienizar frutas e verduras, por exemplo. A maneira ideal é friccioná-las antes de colocá-las de molho em água potável com hipoclorito de sódio. E para quem transporta a comida para o trabalho, por exemplo, deve-se sempre armazenar na geladeira para que bactérias não se proliferem e lembre-se também de não deixar a comida pronta em temperatura ambiente por mais de duas horas.

As informações são do portal G1 e a imagem do website Shutterstock.

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Entenda a diferença entre limpeza, desinfecção e esterilização"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.