Por que condições como eczema causam coceira na pele?


  • +A
  • -A

Os eczemas são doenças inflamatórias da pele provocados por fatores da própria pele ou ambientes. O problema pode causar vermelhidão, edemas, secreção, descamação, formação de crostas e bolhas e até o espessamento da pele, sintoma chamado de liquenificação, dependendo da gravidade, extensão e cronicidade. Outra consequência bastante comum dos eczemas é a coceira na pele.

Coceira causada pelo eczema pode provocar feridas na pele


“A reação inflamatória gerada pelo eczema desencadeia uma resposta imunológica que leva ao prurido. A coceira pode provocar o espessamento da pele, tornando o tratamento do eczema mais longo e difícil”, afirma a dermatologista Juliana Fonte. Em alguns casos, o prurido chega a ser tão intenso que o paciente não resiste e coça a pele com os dedos.

A pele seca, somada ao arranhar dos dedos, aumenta o risco de abrir feridas e de causar sangramentos. Quando isso acontece, outro problema surge: “A coceira pode favorecer a infecção do eczema por bactérias, já que normalmente temos bactérias embaixo das unhas”, alerta a especialista. A situação pode ser ainda pior se o paciente tiver a imunidade debilitada.

Cremes e compressas com água fria ajudam a diminuir a coceira


Para aliviar o sintoma, é importante procurar ajuda médica para iniciar o tratamento mais adequado para o quadro. “Para
minimizar a coceira, o eczema deve ser tratado com cremes ou pomadas, compressas frias e, em casos muito extensos, crônicos ou graves, é necessário associar medicações orais que sedam a coceira”, completa a dermatologista.

Uma consulta com um médico é essencial também para descobrir a causa do problema e classificá-lo, já que existem diversos tipos de eczema, como atópico, de contato, disidrótico, numular e asteatótico. Além disso, o diagnóstico ajuda a distinguir o eczema de outras doenças de pele que também têm a coceira e a vermelhidão como sintomas.

Dra. Juliana Fonte é dermatologista formada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. CRM-RS: 32136 –  www.julianafonte.com.br

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que condições como eczema causam coceira na pele?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.