Conheça as principais dicas para manter suas unhas fortes, grandes e bonitas!

  • +A
  • -A

Unhas compridas e decoradas estão em alta entre as influenciadoras e celebridades. Muitas delas recorrem a técnicas e procedimentos que não são tão acessíveis assim e que consomem tempo e dinheiro. Por outro lado, é possível encontrar alternativas a esse desafio, adotando algumas medidas no dia a dia e tomando alguns cuidados que ajudam a deixar as unhas não só grandes, mas também fortes e saudáveis! 

Unhas fortes: evite o contato com produtos de limpeza

 

De acordo com a dermatologista Bruna Fanton Gallo, para ter unhas fortes, é preciso ter atenção ao tipo de substância que entra em contato com elas. “Evitar substâncias que possam agredir as unhas e substâncias que irritam a pele e, por consequência, as unhas, como produtos de limpeza” é a primeira dica da especialista. Portanto, ao lidar com água sanitária, desinfetantes e outros produtos, lembre-se sempre de usar uma luva. 

“Evitar traumas repetitivos, como digitar muito no computador e bater as unhas” é a segunda dica da médica para ter unhas fortes. Estes hábitos podem fragilizar a estrutura das unhas e levar a quebras e causar descamações e estrias

Atenção ao uso excessivo de esmaltes!

 

Os esmaltes são muito utilizados para embelezar as unhas, mas é preciso ter cuidado com o uso excessivo, já que eles impedem que a unha respire. O ideal é ficar alguns dias sem esmaltes e lembrar de substituir a acetona por um removedor mais apropriado e facilmente encontrado em farmácias e lojas de produtos de beleza. Outra opção é apostar na terceira dica da Dra. Bruna: “Existem esmaltes, como os feitos à base de formaldeído, que são capazes de fortalecer a placa ungueal”.

Outro hábito muito comum entre quem gosta de cuidar das unhas é tirar a cutícula. Mas, segundo os especialistas, este hábito precisa ser esquecido! A cutícula é parte importante da estrutura da unha e serve para protegê-la de unhas e bactérias. Ao retirar a cutícula, a infecção por esses microrganismos fica mais fácil e as chances de ter unha encravada e inflamações também aumentam. O ideal, para manter as cutículas mais bonitas, é hidratá-las.

Alimentação saudável também é fundamental para ter unhas fortes

 

E de nada adianta proteger a unha de fora para dentro, se ela também não estiver protegida de dentro para fora, ou seja, não estiver recebendo os nutrientes que precisa para crescer forte. É aí que entra a alimentação. “A alimentação tem que ser balanceada, com bastante proteínas, vitaminas e tudo que uma alimentação balanceada requer. Se houver deficiência de alguma vitamina que possa deixar as unhas frágeis, tem que suplementar”, afirma Dra. Bruna. 

Uma das vitaminas mais importantes para ter unhas fortes é a biotina, também conhecida como vitamina B7. Este nutriente ajuda na produção da queratina, proteína responsável pela firmeza das unhas. Como consequência, a biotina torna a estrutura das unhas mais firme, protegendo-a de impactos e outros danos.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Bruna Fanton Gallo

Dra. Bruna Fanton Gallo

Dermatologia

CRM: 52-1061682 / RJ

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Conheça as principais dicas para manter suas unhas fortes, grandes e bonitas!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.