O que pode desencadear uma irritação em uma pele sensível ou sensibilizada?

  • +A
  • -A

Quem tem a pele sensível ou está com a pele sensibilizada deve ficar atento aos fatores que podem provocar irritação na pele e até mesmo à escolha de cosméticos adequados. Conversamos com a dermatologista Gabriella Albuquerque, que deu várias dicas sobre quais agentes podem irritar a pele sensível. Confira!

Substâncias com fragrâncias e corantes podem causar irritação

Segundo a especialista, o cuidado com os produtos aplicados na pele é essencial, pois podem agir como agressores. “Algumas substâncias como fragrâncias, corantes, lanolina e álcool podem agredir a pele e provocar irritação nas peles sensíveis. Uma maneira de evitar estas substâncias é ficar atento ao rótulo”, recomenda Dra. Gabriella. 

A médica também lembra que ter a pele sensível pode ser uma inclinação genética e, por isso, precisa ser acompanhada de perto por um especialista. “Muitas vezes, a pele sensível está associada à deficiência na barreira cutânea de proteção. É sabido que indivíduos portadores de dermatite atópica costuma ter pele sensível”, diz a profissional. Por isso, para cuidar desse problema, é imprescindível um acompanhamento com um dermatologista.

Vitamina C para pele sensível: como acalmar a pele irritada?

Um componente muito famoso entre os cosméticos é a vitamina C, que traz diversos benefícios para a pele, como o combate de radicais livres e o efeito rejuvenescedor. Muita gente acredita que ela não pode ser aplicada na pele sensível, mas isso é um mito. O que se deve fazer é escolher um produto em creme que contenha esse ativo e outros componentes calmantes, como uma loção ou um hidratante para pele sensível.

Já nos casos de irritação, uma dica de como acalmar a pele do rosto irritada é apostar em texturas mais leves, como sérum, loção ou gel-creme, de preferência sem sulfato. O que é bom para irritação na pele do rosto também é não abrir mão do filtro solar, deixando a pele menos exposta a queimaduras, que provocam ainda mais incômodo, e se hidratar com frequência, bebendo no mínimo 1,5L de água por dia.

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriella Albuquerque

Dra. Gabriella Albuquerque

Dermatologia

CRM: 71503-4 / RJ

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "O que pode desencadear uma irritação em uma pele sensível ou sensibilizada?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.