O que é a dermatite seborreica de face? Como é o tratamento?


  • +A
  • -A

A dermatite seborreica é um dos tipos de dermatite. Trata-se de uma doença crônica, inflamatória e não contagiosa que se desenvolve em regiões com grandes quantidades de glândulas sebáceas, estruturas responsáveis pela produção de sebo. A face é, portanto, uma das regiões mais afetadas, junto ao couro cabeludo e ao colo.

Descamação da pele da face é um dos sinais da dermatite seborreica


A causa por trás do surgimento da dermatite seborreica ainda é investigada pelos médicos, mas a ideia mais defendida é que há o envolvimento de uma série de fatores. “Há componente hereditário envolvido e o desenvolvimento de alguns microrganismos, além de fatores que favorecem seu aparecimento, como calor, umidade e estresse”, afirma a dermatologista Vanessa Kodani.

“O quadro clínico principal é o eritema (vermelhidão) e a descamação, como a caspa do couro cabeludo”, diz a médica. Os pacientes também podem apresentar oleosidade e ardência. Na face, os sinais surgem principalmente na região da glabela, que é o espaço entre as sobrancelhas, no sulco nasogeniano, localizado entre os lábios e o nariz, além da barba e da área dos cílios.

Cremes, pomadas e xampus são usados para tratamento da dermatite seborreica


Há casos em que os sinais desaparecem sem intervenções mas, para outros pacientes, o tratamento é necessário. Na maioria das vezes, segundo Dra. Vanessa, os médicos observam o controle da dermatite seborreica, podendo ter recidivas caso haja interferência de
fatores que favoreçam a doença, como estresse e ansiedade.

“O tratamento é feito com o uso de medicamentos tópicos, geralmente com corticoides, podendo ou não ser associados a antifúngicos. Há alternativas como terapia com UVB e imunomoduladores tópicos”, recomenda a especialista. Expor-se adequadamente ao sol, evitar as coceiras, limpar a pele da face com água e sabão e evitar banhos muito quentes são atitudes que ajudam.

Dra. Vanessa Kodani é dermatologista, formada em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-SP: 100793.

Foto: Shutterstock

TAGS
dermatite
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "O que é a dermatite seborreica de face? Como é o tratamento?"

Cinildo Araújo Almeida

Tenho quase certeza q sofro de dermatite seborreica

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Cinildo, marque uma consulta com o dermatologista para que ele possa confirmar o diagnóstico e prescreva o tratamento adequado para você. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.