Cuidar das unhas com profissionais especializados pode diminuir o risco de fragilização?

  • +A
  • -A

A fragilização das unhas pode ocorrer pela influência de alguns fatores, como má nutrição, contato com substâncias químicas fortes, trauma local e falta de higienização. Inclusive, uma das orientações para combater a fragilidade ungueal é manter as unhas sempre curtas, pois isso diminui o acúmulo de impurezas. Nesse sentido, cuidar das unhas com profissionais pode ajudar. 

Efeitos de cuidar das unhas com frequência


Porém, ir todo mês a um estabelecimento
para cuidar das unhas não significa que não haverá riscos. Se você costuma utilizar produtos como acetona e esmalte, saiba que isso também pode contribuir para fragilizar as unhas. “Alguns itens comuns de cuidado e embelezamento das unhas podem fragilizá-las, tais como acetona e unhas postiças de acrigel”, informa a dermatologista Marcela Benez.

Segundo a especialista, a acetona compromete a integridade das unhas porque provoca ressecamento. Ela ressalta, ainda, que o ato de lixar a superfície das unhas também pode fragilizar as unhas, sendo, portanto, contra-indicado. É importante destacar que isso não significa que você deve deixar de fazer as unhas, pintá-las, etc. Há pessoas que não respondem negativamente ao uso desse tipo de produtos, por exemplo.

Mesmo quem tende a sofrer mais com a fragilização das unhas pelo uso frequente de esmalte e acetona comuns pode continuar fazendo as unhas. Porém, nesses casos, o ideal é apostar em opções alternativas, com substâncias menos agressivas na composição. Os esmaltes hipoalergênicos e os removedores de esmalte sem acetona são exemplos interessantes nesse sentido. 

Produtos de limpeza também podem fragilizar as unhas


“É válido reforçar que as unhas frágeis possuem várias causas, como deficiência de vitaminas e minerais e também hormonais. Também podem ser afetadas por produtos de limpeza, que também contam com substâncias agressivas na composição. Por isso, é importante fazer uso de luvas na hora do trabalho doméstico”, acrescenta a médica. Para saber com precisão quais os fatores que fragilizam suas unhas e como prevenir e tratar o problema,
é essencial a orientação de um médico especialista.  

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Marcela Benez

Dra. Marcela Benez

Dermatologia

CRM: 52802263 / RJ

TAGS
limpeza-de-pele
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Cuidar das unhas com profissionais especializados pode diminuir o risco de fragilização?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.