Que cuidados devem ser adotados com a saúde das unhas no inverno?

  • +A
  • -A

As unhas são estruturas que sofrem com a desidratação, então no inverno elas tendem a sofrer mais, já que o ar nessa estação do ano costuma ser mais seco e as pessoas usam mais do que o normal água quente para tomar banho. Portanto, é importante lançar de mão de alguns cuidados neste período para que as unhas não fiquem fragilizadas em função da desidratação.

Prejuízos para a saúde das unhas no inverno


“Além do ar mais seco e do maior uso de água quente, é importante destacar ainda que no atual momento de pandemia do coronavírus as pessoas estão lavando muito mais as mãos e
usando álcool gel várias vezes ao dia, o que também contribui para o ressecamento das mãos e unhas”, acrescenta a dermatologista Alexandra Bononi.

Segundo explica a especialista, todos esses fatores ressecam as unhas, deixando-as mais frágeis e quebradiças, além de fazerem com que as cutículas “levantem”, o que torna a pele ao redor das unhas mais grossa e espessa. Sendo assim, é importante buscar formas de compensar todos esses fatores negativos à saúde das unhas no inverno, apostando, principalmente, em hidratação.

Cuidados com as unhas no inverno


“O uso rotineiro de hidratantes para as mãos no decorrer do dia, associado a hidratantes mais específicos, como ceras e óleos (estes, principalmente, à noite), ajuda muito na hidratação e integridade das mãos, unhas e cutículas”, afirma a profissional. Também não se pode esquecer de
manter uma boa alimentação e hidratação oral”, complementa Bononi.

A dermatologista ressalta ainda as medidas gerais de saúde das unhas, indicadas independente da estação do ano, como: evitar contato com produtos químicos diretamente (usar luvas ); remover esmalte com removedores que não sejam à base de acetona; deixar as unhas sem esmalte alguns dias do mês (e aproveitar para massageá-las bastante com hidratantes e óleos); não lixar por cima das unhas e fazer isso apenas uma só direção; e usar bases fortalecedoras. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Alexandra Bononi

Dra. Alexandra Bononi

Dermatologia

CRM: 97012 / SP

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Que cuidados devem ser adotados com a saúde das unhas no inverno?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.