AchèAchè
    search
    Título

    Pele seca e com mudanças de tonalidade: conheça alguns dos sintomas mais graves das varizes

    Uncategorized

    Por

    O sintoma mais comum das varizes é dor nas pernas, além do aparecimento dos pequenos vasinhos vermelhos que podem ser vistos a olho nu. É necessário procurar o angiologista o quanto antes para começar o tratamento, antes que a doença cause consequências graves.
    “Além do incômodo estético e dores, se não forem tratadas, podem causar dermatite ocre (manchas escuras nas pernas) e até mesmo úlceras, feridas na pele, que são de difícil cicatrização”, explica a angiologista Thayane Guimarães, do Rio de Janeiro.

    Varizes não causam alterações cardíacas


    Segundo a especialista, uma das dúvidas mais comuns é se as varizes podem causar alterações cardíacas, mas a angiologista garante que não. As úlceras, feridas na pele, são as consequências mais graves, podendo causar infecções.

    Para prevenir o aparecimento de novas varizes, a angiologista ressalta a importância de seguir alguns hábitos que são muito fáceis de serem praticados. “Usar meias elásticas para trabalhar. Hoje já existem meias com efeito climático que não deixam acumular calor nas pernas, além de meias estéticas com transparência e até mesmo meias anticelulite. Atividades físicas por, pelo menos, duas vezes por semana e manter o peso ideal são fundamentais”, afirma a médica.

    Mulheres têm mais tendência a varizes que os homens


    Por conta de fatores hormonais e gestacionais, as mulheres têm mais tendência a varizes. No entanto, a predisposição genética aliada a outros fatores também são responsáveis pelo aparecimento da doença. “Sedentarismo, obesidade, trabalhar muitas horas em pé ou sentado, multiparidade (várias gestações) e a síndrome pós-trombótica também são fatores de risco”, enumera a angiologista.

    Conheça os tratamentos para varizes:

    • Cirurgia de varizes convencional: na qual retira-se as veias calibrosas doentes e muitas vezes, retira-se a veia safena insuficiente.
    • Microcirurgia sem bisturi: retira-se as varizes de pequeno e médio calibre e veias nutrícias (as veias que nutrem os vasinhos), através de furinhos na pele, sem cortes de bisturi.
    • Ablação de safenas a laser ou por radiofrequência;
    • Escleroterapia com espuma: feito no consultório, injetando um medicamento que é transformado em uma espuma. Essa espuma é capaz de secar qualquer calibre de veia, inclusive pode ser utilizada nas safenas.
      Além de todos estes procedimentos, as varizes também podem ser tratadas com o auxílio de medicamentos, como os flebotônicos, importantes ferramentas que podem ser recomendadas por médicos especialistas para o controle dos sintomas de doenças venosas crônicas.

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes