Confira algumas dicas para amenizar os efeitos do sol na pele

  • +A
  • -A

A proteção solar é essencial para a saúde da pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a exposição aos raios ultravioletas emitidos pelo sol pode provocar uma série de alterações na pele, como rugas, sardas, pintas, manchas e até mesmo tumores. No entanto, algumas medidas simples podem ser incorporadas ao dia a dia para ajudar a amenizar os efeitos do sol na pele. Confira!

Evitar a exposição ao sol no período entre 10 e 16 horas


Os raios solares, de acordo com a dermatologista Manuela Boleira, têm intensidades diferentes durante o dia. Por isso, o ideal é evitar a exposição ao sol em certos horários. “A radiação solar é composta por tipos de radiações de diversos comprimentos de ondas, incluindo a
radiação ultravioleta (RUV), que pode ser dividida em UVB e UVA. Enquanto a intensidade da radiação UVA é praticamente constante durante o dia, a intensidade da UVB é maior no período compreendido entre 10 e 16 horas”, explica a especialista.

Filtro solar é fundamental para amenizar os efeitos do sol na pele


Ainda segundo a médica, a fotoproteção é a principal estratégia para prevenir os efeitos negativos da exposição solar. “O
uso do protetor solar deve ser intensificado, pois este é o principal aliado contra os efeitos nocivos do sol”, recomenda a profissional.

Roupas e acessórios também bloqueiam a radiação UV


Além do protetor solar, a SBD recomenda que bonés, chapéus e roupas fotoprotetoras também sejam usados, principalmente em atividades ao ar livre. Roupas de algodão têm alta taxa de absorção dos raios solares e devem ser priorizadas em vez dos tecidos sintéticos, como o nylon, que bloqueiam apenas 30% da radiação ultravioleta. 

Mantenha a pele hidratada 


Investir na
hidratação da pele é fundamental para manter a camada de proteção cutânea, barreira que evita diversos problemas, como ressecamento, descamação, irritação e infecções. Portanto, uma pele bem hidratada é mais saudável e resistente aos efeitos do sol. A hidratação pode ser feita com o uso diário de dermocosméticos e também por meio de uma alimentação rica em frutas e verduras.

Não tome banhos quentes


Vale lembrar também que
banhos quentes podem agredir ainda mais a pele que já está fragilizada pela ação do sol. Logo, a melhor opção para evitar o ressecamento é optar pela água fria ou morna. Também é importante que sejam usados sabonetes indicados por um dermatologista e que sejam compatíveis com o tipo de pele de cada pessoa.


Dados da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD):
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-verao/

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Manuela Boleira

Dra. Manuela Boleira

Dermatologia

CRM: 83802-0 / RJ

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Confira algumas dicas para amenizar os efeitos do sol na pele"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.