Quais as principais complicações decorrentes de uma pele bastante sensível?

  • +A
  • -A

A pele humana é formada por duas barreiras de proteção que ajudam a mantê-la hidratada e impedem a ação prejudicial de micro-organismos, como fungos e bactérias. Essas barreiras são extremamente importantes para todos os tipos de pele, mas ainda mais para a pele bastante sensível. Quando essas barreiras são enfraquecidas, as consequências logo aparecem. Confira!

Infecções bacterianas podem atingir pele bastante sensível


A
pele sensível reage facilmente a agentes agressores, como o sol, o vento e até o uso de certos cosméticos. Entre as complicações que costumam afetá-la estão vermelhidão, ardência, coceira, inchaço, formigamento e escamação, além do surgimento de bolhas e erupções e da aparência ressecada

É importante resistir à tentação de coçar a pele para evitar a formação de feridas e o acúmulo de bactérias e outros tipos de germes na área, que passaram das unhas e das mãos para o rosto. Essa combinação é perigosa para quem tem a pele bastante sensível por ser capaz de gerar infecções bacterianas.  

Hidratação é importante para cuidar da pele


É possível evitar essas complicações adotando alguns cuidados. “Não use toalhas e esfoliantes para secar a pele com muita força, deixe de usar produtos que queimam ou geram desconforto na pele,
não tome banho com água quente e prefira produtos específicos para peles sensíveis, com manteiga de karité e sem fragrância”, recomenda a dermatologista Gabriele Vilela. 

A médica chama atenção ainda para a importância de reforçar a hidratação da pele bastante sensível: “Muito importante: hidrate-se. Hidrate a sua pele passando cremes hidratantes. Os hidratantes ajudam a aliviar a irritação e melhoram a barreira de proteção da pele”. Outras dicas da Dra. Gabriele são lembrar de aplicar o filtro solar e utilizar sabonetes neutros. 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriele Vilela

Dra. Gabriele Vilela

Dermatologia

CRM: 52-896276 / RJ

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Quais as principais complicações decorrentes de uma pele bastante sensível?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.