Como devo tomar a medicação do tratamento da síndrome das unhas frágeis?

  • +A
  • -A

Você sabe o que é a síndrome das unhas frágeis? Apesar de não ser muito comentada, é um problema mais comum do que se pensa. Cerca de 20% da população sofre desse mal, que consiste em uma alteração nas lâminas ungueais que revestem as unhas e faz com que elas fiquem mais frágeis, finas e sensíveis, e consequentemente, quebrem com mais frequência. Existem medicações que podem ajudar o tratamento da síndrome das unhas frágeis. Saiba tudo sobre como ministrá-las.

Tratamento da síndrome das unhas frágeis pode ser feito com biotina


No
tratamento da síndrome das unhas frágeis, uma das medidas mais comuns é a reposição de biotina, também conhecida como vitamina B7. Ela atua na formação da queratina, principal componente das unhas, e ajuda a restabelecer a saúde e a firmeza da lâmina ungueal. 

A biotina pode ser suplementada por meio do consumo de cápsulas. O ideal é uma cápsula por dia, durante 30 dias, pelo menos. Este é o prazo em que os resultados do tratamento da síndrome das unhas frágeis começam a aparecer. Entretanto, dependendo do quadro, o médico pode indicar um tempo maior de reposição da vitamina. 

Biotina não deve ser consumida com ovo cru


A dermatologista Gabriella Albuquerque alerta para o consumo da biotina junto ao ovo cru: “A biotina não deve ser ingerida com ovo cru porque a avidina interfere na sua absorção, mas com o ovo cozido isto não acontece”. E será que é bom tomar a vitamina nas refeições? A especialista afirma que, por enquanto, não há nenhum problema: “Não há registro na literatura sobre
o melhor momento para tomar a biotina. Por isso, não vejo problemas em ingerir longe ou próximo às refeições”.

Dra. Gabriella também lembra que a reposição da vitamina deve ser sempre notificada a outros médicos, pois pode atrapalhar alguns exames. “O uso contínuo da biotina pode interferir no resultado de alguns exames laboratoriais, como testes hormonais para tireoide, paratireoide e hormônios sexuais, além da dosagem de vitamina B12. É aconselhado comunicar ao laboratório a suplementação desta vitamina no dia do exame de sangue”, comenta a médica.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Gabriella Albuquerque

Dra. Gabriella Albuquerque

Dermatologia

CRM: 71503-4 / RJ

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como devo tomar a medicação do tratamento da síndrome das unhas frágeis?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.