Como saber se a sua pele é mista ou oleosa?

  • +A
  • -A

De modo geral, a principal diferença entre as peles mista e oleosa é que a última apresenta excesso de sebo em toda sua extensão, enquanto a primeira conta com áreas mais oleosas e outras mais secas. De acordo com a dermatologista Alexandra Bononi, a pele mista do rosto é mais oleosa na zona da testa, nariz e queixo, e mais seca nas outras partes.   

Principais características das peles mista e oleosa


“A pele mista se caracteriza pelo aumento de oleosidade na zona T do rosto (testa, nariz e queixo), mas mantendo aspecto seco no restante (bochechas, maxilares e têmporas). Além disso, os poros, no geral, são mais alargados apenas nesta zona T e há uma propensão menor para formação de cravos e espinhas, em comparação com a pele totalmente oleosa”, informa Bononi.

Ainda segundo a especialista, as pessoas que têm a pele oleosa são aquelas que possuem poros mais dilatados em todo o rosto e aspecto brilhante da pele, em especial na zona T. A pele oleosa também está muito associada a uma grande tendência para a formação de cravos e espinhas. Dependendo da gravidade, a acne pode provocar marcas profundas no rosto e por isso deve ser tratada com seriedade.  

Cuidados com as peles mista e oleosa


Os cuidados  com a pele oleosa envolvem uma limpeza adequada de manhã e à noite com um sabonete específico esse tipo de pele (com ácido salicílico, por exemplo),
utilização de tônicos adstringentes, filtro solar e hidratante. “Os dois últimos devem ser bem leves e com cosmética adequada para pele oleosa. Uma boa opção de hidratação para pele oleosa é usar produtos com ácido hialurônico, pois formam uma barreira muito leve e não oleosa”, explica a médica.

A pele mista, por sua vez, deve ser tratada com sabonetes mais delicados (que ressecam menos a pele), além de filtro solar e hidratante, de preferência com uma textura mais leve também. “A pele mista pode variar seu comportamento de acordo com as estações do ano. Se necessário, algum produto mais potente para oleosidade pode ser usado apenas na Zona T do rosto”, conclui a dermatologista. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Alexandra Bononi

Dra. Alexandra Bononi

Dermatologia

CRM: 97012 / SP

TAGS
acne
limpeza-de-pele
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como saber se a sua pele é mista ou oleosa?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.