Como saber se sua pele está envelhecida? Dermatologista te ajuda!

  • +A
  • -A

Assim como acontece com todo o corpo humano, com o passar do tempo, a pele começa a perder sua força e dar alguns sinais que indicam seu envelhecimento. Mas, conhecendo esses sinais com antecedência, é possível contornar os efeitos da idade, iniciando tratamentos com o auxílio de um dermatologista, para garantir uma pele mais jovem por mais alguns anos.

Manchas roxas e marrons são sinais do envelhecimento da pele


“Uma
pele envelhecida apresenta diminuição do tônus e da elasticidade, evidenciando linhas de expressão e flacidez devido à perda de tecido fibroso, à renovação celular mais lenta e à redução da rede vascular e glandular”, afirma a dermatologista Vanessa Kodani. Com o avanço da idade, ela também fica mais seca por causa da barreira cutânea que não consegue mais impedir a perda de água com tanta eficácia.

O aparecimento de manchas arroxeadas, principalmente nos braços, é um dos sinais da diminuição do tecido fibroso, que deixa de funcionar como proteção a pequenos traumas, resultando no rompimento de pequenos vasos superficiais. Segundo a médica, o envelhecimento também provoca manchas marrons, muito relacionadas à exposição solar ao longo dos anos.

Estresse e ansiedade aceleram envelhecimento da pele


Muitos desses sinais podem ser prevenidos com cuidados durante a juventude. O estado emocional, influenciado pelo estresse, ansiedade e depressão, por exemplo, é um dos principais fatores que aceleram o envelhecimento. “A pele fica suscetível à
ação de radicais livres e hormônios do estresse que, aliados a outros fatores externos, como tabagismo e má alimentação, levam ao envelhecimento precoce da pele”, alerta Vanessa.

Por isso, prestar atenção à saúde emocional é importante para retardar os sinais do avanço da idade na pele. Meditar, praticar atividades físicas, separar tempo para o lazer, ter uma boa alimentação e trabalhar com o que gosta estão entre as medidas indicadas para ajudar no equilíbrio emocional. Mas, é claro, investir na hidratação e no uso de protetores solares e cremes anti-idade também são atitudes essenciais para manter a pele jovem e protegida por mais tempo.

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vanessa Kodani

Dra. Vanessa Kodani

Dermatologia

CRM: 100793 / SP

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

4 comentários para "Como saber se sua pele está envelhecida? Dermatologista te ajuda!"

Iranilza martins de freitas

estou com manchas escuras as vezes marrom nos bracos e colo e as manchas cocam pode ser pele envelhecida?

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Iranilza, realize uma consulta com o dermatologista, ela poderá avaliar as manchas e lhe indicar a conduta adequada. Lembrando que é essencial fazer uso de protetores solares. Abraços.

Vladimir

Boa tarde!Minha pele está totalmemte mais velha que a minha idade atual, tenho 37 anos e os meus braços e mãos são de uma pessoa de 50 anos. Conheço homens de 60 anos em que a pele não está como a minha, sem contar os da minha idade que dispensa comentário. Sinto uma ardencia em todo meu corpo, você pode me ajudar, estou muito preucupado.Att,Vladimir Tenório

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Vladimir, realize uma avaliação com o dermatologista, ele poderá te auxiliar. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.