AchèAchè
    search
    Título

    Como fazer para aliviar a coceira da dermatite?

    Cuidados com a pele
    Pele e Beleza

    Por

    21 de março de 2017

    A dermatite é uma reação alérgica da pele que provoca sintomas como vermelhidão, descamação e bolhas cheias de líquido transparente. Além destes, há ainda a coceira, comum em vários tipos de dermatite e extremamente incômoda, principalmente por ser difícil de ser controlada. A sensação é agoniante, o que causa um forte desejo por alívio imediato.

    Coceira pode ser controlada com tratamento específico


    Todos estes sintomas podem ser controlados e o tratamento é normalmente feito com cremes e remédios prescritos por um especialista. No entanto, como cada tipo de dermatite está associado a causas distintas, os procedimentos costumam variar. “Na maioria das vezes conseguimos controlar os sintomas da coceira nas dermatites através do diagnóstico da causa e estabelecimento de tratamento específico”, explica a dermatologista Daniela Costa.

    Identificar a coceira apenas não determina se de fato trata-se de uma dermatite, muito menos o seu tipo. Afinal, o sintoma é comum a um número vasto de enfermidades. “A coceira é um dos sintomas de diversas doenças dermatológicas. As mais comuns são xerose cutânea (ressecamento da pele), dermatite atópica, dermatite de contato, psoríase, urticária, dermatite seborreica, micoses, e inúmeras outras”.

    Coçar as lesões na pele pode resultar em infecção


    Mais do que um mero incômodo localizado, a coceira atrapalha o dia a dia de um indivíduo e por isso mesmo precisa ser controlada através do tratamento da doença que a tenha como sintoma. “Prejudica a produtividade no trabalho e até mesmo a qualidade do sono. Muitos pacientes acabam ferindo a pele pelo prurido (coceira) intenso”.

    O tratamento adequado para dermatite deve ser acompanhado de alguns hábitos a serem inseridos na rotina. “De um modo geral, além do tratamento específico determinado pelo dermatologista, é bom evitar banhos muito quentes, uso de buchas e até mesmo coçar as lesões, pois há risco de infecção. Hidratantes corporais dermatológicos e uso de anti-histamínicos (anti-alérgicos) também fazem parte do tratamento de alívio dos sintomas”.

     

    Foto: Shutterstock  

    Newsletter
    Tags
    coceira
    dermatite
    dermatite atópica
    dermatite seborreica
    vermelhidão
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes