Como descobrir qual é o tipo de protetor solar adequado para seu tipo de pele?

  • +A
  • -A

O uso do protetor solar é uma das medidas mais importantes para a manutenção da saúde diária da pele, especialmente tendo em vista os efeitos danosos da radiação solar. Além das queimaduras, no curto prazo, a exposição desprotegida aos raios UV acelera o envelhecimento cutâneo e é um fator de risco para o câncer de pele. No entanto, antes de investir em um protetor, é importante procurar um produto que se adeque ao seu tipo de pele, para garantir a máxima proteção e evitar problemas como, por exemplo, a oleosidade excessiva.

Protetor solar deve se adequar ao seu estilo de vida e tipo de pele

Como é um produto que deve ser usado diariamente, é importante que a sensação do protetor solar na sua pele não seja desagradável, ou que a textura não seja incômoda. Felizmente, é possível encontrar diversos tipos de protetores solares nas prateleiras, voltados para diferentes propósitos. Caso você tenha dificuldades, um dermatologista pode ser um grande aliado nesse momento. “A melhor forma de descobrir o protetor solar ideal para cada paciente é durante a consulta dermatológica”, afirma a dermatologista Cinthya Basaglia Fonseca.

A recomendação sobre qual é o melhor protetor solar não se limita às características da pele (seca, oleosa ou mista). Condições cutâneas e até mesmo o estilo de vida podem influenciar na melhor recomendação de um profissional. “Avaliamos o tipo de pele do paciente e vemos, por exemplo, se tem melasma ou se precisa de um protetor específico para prática esportiva”, explica Cinthya. “Pacientes com melasma, por exemplo, devem dar preferência ao filtro com cor, pois o pigmento faz uma barreira maior para a pele, tornando-a mais protegida”.

Filtro solar deve ser reaplicado durante o dia

A proteção solar é mais associada a dias na praia ou piscina, mas esse é um equívoco perigoso. O produto deve ser aplicado diariamente e reaplicado durante o dia, com maior frequência se você suar muito. Até mesmo dias nublados são perigosos, já que as nuvens não são capazes de filtrar os raios ultravioleta e seus efeitos nocivos.

Uma informação importante para sempre ficar de olho é o fator de proteção solar (FPS), um valor que determina o tempo que sua pele fica protegida do sol. “É importante sempre optar pelo fator de proteção maior ou igual a trinta”, completa a dermatologista. 

 

Foto: Shutterstock

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Cinthya Basaglia

Dra. Cinthya Basaglia

Dermatologia

CRM: 52876747 / RJ

TAGS
cancer-de-pele
limpeza-de-pele
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

2 comentários para "Como descobrir qual é o tipo de protetor solar adequado para seu tipo de pele?"
Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.