Como as bases fortalecedoras ajudam a proteger a saúde das unhas?

  • +A
  • -A

Para quem tem unhas frágeis e quebradiças, uma solução muito procurada é o uso de uma base fortalecedora, um tipo de esmalte tópico que ajuda a tratar a síndrome das unhas frágeis. Esta condição deixa as unhas fracas, mais moles, propensas à quebra e com maior dificuldade para crescer. Você sabe como a base fortalecedora para unhas pode ajudar nesse caso? A dermatologista Thuany Santos explicou como é a ação desse produto e como ele pode proteger a saúde das unhas. Confira!

Base fortalecedora de unha: como funciona?

 

“Bases fortalecedoras podem melhorar a descamação e as manchas esbranquiçadas das unhas e podem ser usadas para o tratamento das unhas frágeis”, explica Thuany. A ação desses produtos se torna ainda mais eficaz quando D-Pantenol e eugenol estão presentes na composição, já que estes ativos agem diretamente na resistência e no fortalecimento das unhas.

O D-pantenol funciona tratando a descamação da unha e sua quebra, tornando-as mais fortes, resistentes e difíceis de quebrar. Já o eugenol tem papel de hidratação, deixando as unhas mais saudáveis. Esses ativos, inclusive, estão presentes no óleo de cravo, de uso comum em unhas frágeis, além de produtos para cabelo, como shampoos e condicionadores, pela ação fortificante e restauradora que possuem. 

Síndrome das unhas frágeis: o que fazer?

 

A síndrome das unhas frágeis acomete cerca de 20% da população brasileira e se caracteriza pela falta de resistência nas unhas, sendo muito mais frequente em mulheres do que em homens. As consequências desse problema podem variar desde desconforto estético e questões na autoestima até sintomas físicos, como dor e dificuldade em executar atividades funcionais e cotidianas. 

Para tratar as unhas fracas, segundo Dra. Thuany, é essencial manter uma boa hidratação na região e ficar atento aos hábitos diários: “Evitar manusear produtos químicos sem luvas de proteção, não ficar muito tempo com o mesmo esmalte e não retirar em excesso a cutícula são medidas que diminuem os danos às unhas”. O uso de base fortalecedora com formol, queratina e aminoácidos, além dos mencionados D-pantenol e eugenol, é uma forma prática de tratar o problema. Medicamentos orais também podem ser utilizados, mas o caso deve ser acompanhado de perto por um dermatologista. 

 

Referências:

Costa IMC, Nogueira LSC, Garcia PS. Síndrome das unhas frágeis. An. Bras. Dermatol. 82 (3); Jun 2007. Acesso em: 17/06/2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abd/a/sD8mSDZswtL9kyqy6JjtGmx/?lang=pt 

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Thuany Santos

Dra. Thuany Santos

Dermatologia

CRM: 17979 / DF

TAGS
pele
unhas

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Como as bases fortalecedoras ajudam a proteger a saúde das unhas?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.