search
    Título

    Coçar a urticária pode piorar o quadro? Dermatologista explica!

    Uncategorized

    Por

    Urticária é uma afecção alérgica causada pela liberação da histamina pelos mastócitos, células responsáveis pela dilatação e permeabilização dos vasos sanguíneos. “Ela é caracterizada pelo aparecimento de lesões que desaparecem espontaneamente após algum tempo e surgem em outros locais”, informa a dermatologista Vanessa Kodani.

    Coceira da urticária pode ser intensa


    As lesões são semelhantes às marcas causadas por
    picadas de insetos: são vermelhas e, apesar de pequenas, bastante aparentes. Em quadros graves, surge a angioedema, que é o inchaço dos lábios, língua, pálpebras e garganta, atrapalhando a respiração. Já a coceira é um dos principais sintomas da urticária e, em alguns casos, pode ser muito intensa, a ponto de atrapalhar a rotina.
    O ideal é que o paciente resista à vontade de coçar a pele, a fim de evitar uma complicação do quadro. “Coçar a lesão pode favorecer a liberação de histamina”, explica a especialista. A histamina é uma substância produzida pelo próprio corpo para combater alérgenos e que, neste processo, desencadeia a inflamação da pele, coriza e irritação dos olhos.

    Alimentos e estresse podem provocar urticária


    As causas para o surgimento da urticária variam desde a ingestão de certos alimentos, como frutos do mar, medicamentos e infecções a fatores emocionais e ambientais, como contato com o frio ou a luz solar. Os quadros podem ser agudos, nos casos em que o paciente melhora em até seis semanas, ou crônicas, se os sintomas persistirem após esse período.

    De acordo com Vanessa, a principal medida para aliviar a coceira é o uso dos antialérgicos. No entanto, é preciso adotar outras medidas para tratar a urticária. “Em geral, inicia-se com um anti-histamínico na dose padrão e, de acordo com a resposta, podemos aumentar a dose ou associar a outras drogas. Casos graves podem necessitar do uso de outros grupos de medicamentos além dos antialérgicos comuns”, afirma a profissional.

     

    Foto: Shutterstock

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes