Coçar a urticária pode piorar o quadro? Dermatologista explica!


  • +A
  • -A

Urticária é uma afecção alérgica causada pela liberação da histamina pelos mastócitos, células responsáveis pela dilatação e permeabilização dos vasos sanguíneos. “Ela é caracterizada pelo aparecimento de lesões que desaparecem espontaneamente após algum tempo e surgem em outros locais”, informa a dermatologista Vanessa Kodani.

Coceira da urticária pode ser intensa


As lesões são semelhantes às marcas causadas por
picadas de insetos: são vermelhas e, apesar de pequenas, bastante aparentes. Em quadros graves, surge a angioedema, que é o inchaço dos lábios, língua, pálpebras e garganta, atrapalhando a respiração. Já a coceira é um dos principais sintomas da urticária e, em alguns casos, pode ser muito intensa, a ponto de atrapalhar a rotina.

O ideal é que o paciente resista à vontade de coçar a pele, a fim de evitar uma complicação do quadro. “Coçar a lesão pode favorecer a liberação de histamina”, explica a especialista. A histamina é uma substância produzida pelo próprio corpo para combater alérgenos e que, neste processo, desencadeia a inflamação da pele, coriza e irritação dos olhos.

Alimentos e estresse podem provocar urticária


As causas para o surgimento da urticária variam desde a ingestão de certos alimentos, como frutos do mar, medicamentos e infecções a fatores emocionais e ambientais, como contato com o frio ou a luz solar. Os quadros podem ser agudos, nos casos em que o paciente melhora em até seis semanas, ou crônicas, se os sintomas persistirem após esse período.

De acordo com Vanessa, a principal medida para aliviar a coceira é o uso dos antialérgicos. No entanto, é preciso adotar outras medidas para tratar a urticária. “Em geral, inicia-se com um anti-histamínico na dose padrão e, de acordo com a resposta, podemos aumentar a dose ou associar a outras drogas. Casos graves podem necessitar do uso de outros grupos de medicamentos além dos antialérgicos comuns”, afirma a profissional.

Dra. Vanessa Kodani é dermatologista, formada em Medicina pela Universidade de São Paulo (USP) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). CRM-SP: 100793.

Foto: Shutterstock

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Coçar a urticária pode piorar o quadro? Dermatologista explica!"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.