html Qual é o papel da circulação na formação de olheiras?

Qual é o papel da circulação na formação de olheiras?


  • +A
  • -A

As olheiras caracterizam-se pelo escurecimento das pálpebras inferiores, o que deixa a face com aspecto cansado e abatido. Esse aspecto escurecido pode ocorrer pelo aprofundamento do sulco que separa os olhos da bochechas ou pelo acúmulo de pigmentos. Há dois tipos de pigmentos responsáveis pela formação das olheiras: os pigmentos melânicos e os vasculares. Logo, existe relação entre olheiras e circulação.

Principais formações de olheiras


“Os pigmentos vasculares formam olheiras arroxeadas,
devido à retenção de líquido e acúmulo de hemoglobina na região dos olhos. Estes eventos ocorrem pela má circulação sanguínea local. Já os pigmentos melânicos causam olheiras castanhas, as quais surgem pelo excesso de melanina depositado ao redor dos olhos. Isso se deve a fatores hormonais, hereditários e exposição ao sol em excesso”, explica a dermatologista Vivian Amaral.

No caso das olheiras vasculares, a maneira ideal de tratá-las é evitar hábitos que propiciam o acúmulo de líquido nas pálpebras, como dietas ricas em sal, tabagismo, etilismo e noites mal dormidas. Quanto às olheiras de pigmentos melânicos, os fatores hereditários não podem ser controlados, mas a exposição excessiva ao sol é algo que pode e deve ser freado, inclusive buscando os horários com menor incidência de raios (antes das 10h e depois das 16h).

Cuidados do tratamento contra as olheiras


Nas ocasiões em que se deseja amenizar as olheiras de forma rápida, porém transitória, compressas de soro fisiológico frio podem ajudar. “Para fazer tais compressas, basta molhar dois discos de algodão com soro e deixá-los no congelador. Quando já estiverem frias (não geladas), coloque sobre os olhos por cinco minutos. A baixa temperatura contrai os vasos, melhorando temporariamente o aspecto arroxeado da área”, orienta a profissional.

A avaliação médica é essencial para o tratamento das olheiras, pois é bastante comum que uma mesma pessoa tenha uma combinação de motivos para o aparecimento desse problema. “Nos consultórios médicos, em geral, tratamentos com lasers e drenagens linfáticas faciais podem ser realizadas para melhorar olheiras vasculares”, exemplifica Vivian. Produtos específicos, como clareadores, também costumam ser indicados pelos dermatologistas para tratar olheiras.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vivian Amaral

Dra. Vivian Amaral

Dermatologia

CRM: 52-76090-0 / RJ

TAGS
manchas-na-pele
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Qual é o papel da circulação na formação de olheiras?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.