html Ciclo da ruga: Saiba mais sobre as etapas da formação das linhas de expressão!

Ciclo da ruga: Saiba mais sobre as etapas da formação das linhas de expressão!


  • +A
  • -A

O surgimento das rugas e linhas de expressão é algo que faz parte do processo natural de envelhecimento da pele. Entretanto, tais marcas não aparecem do nada, mas sim de forma gradativa, se intensificando ao longo do tempo. A dermatologista Vanessa Kodani explica quais são as etapas de formação dessas marcas, que compõem o ciclo da ruga.

 

Entendendo o ciclo da ruga

 

“A formação das rugas se dá por meio da redução dos componentes normais da pele, como colágeno e elastina, além da diminuição do tecido adiposo e da atividade das glândulas cutâneas, o que a torna mais seca. A movimentação muscular, com a formação de pregas faciais, funciona como um agente para a formação das linhas de expressão numa pele propensa”, informa a dermatologista.

No início, a produção de colágeno (substância que dá firmeza à pele) passa a diminuir e, com isso, surgem as primeiras rugas e linhas de expressão. Com o tempo, a pele vai ficando mais flácida e as rugas se tornam mais profundas e marcadas. Sem os devidos cuidados, quando o indivíduo atinge uma idade mais avançada, as marcas no rosto já estão bem destacadas.

 

Cuidados e produtos que fazem parte do tratamento das rugas

 

Por mais que não seja possível acabar com o ciclo da ruga, você pode retardar o processo de envelhecimento da pele ao adotar hábitos saudáveis durante toda a vida, como prática regular de atividade física, alimentação balanceada, evitar tabagismo e excesso de bebida alcoólica e ter cuidado com a exposição solar. Dessa forma, a intensidade das rugas e linhas de expressão tende a ser menor.

Além disso, existem ainda procedimentos farmacológicos que ajudam a amenizar e controlar as rugas, como o uso de cremes e hidratantes. Produtos feitos com ácido hialurônico e silício orgânico garantem mais firmeza, hidratação e elasticidade, assim como aqueles com ação antioxidante, vitamina C e derivados de retinol, que estimulam a produção de colágeno e renovam a pele.

COLABORARAM NESTE CONTEÚDO: 
Dra. Vanessa Kodani

Dra. Vanessa Kodani

Dermatologia

CRM: 100793 / SP

TAGS
pele

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Ciclo da ruga: Saiba mais sobre as etapas da formação das linhas de expressão!"

Jessica

Bom dia, gostei muito das informações, por este motivo que se faz importante a visita a um profissional dermatologista para indicar o tipo de creme para tratamento mais adequado para cada tipo de pele.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Jessica. É isso mesmo, é sempre importante buscar orientação de um dermatologista antes de iniciar a utilização de algum creme ou dermocosmético, pois com a consulta e orientação será indicado o tratamento mais adequado para cada paciente. Até logo.

Lílian de Campos Martins

Muito bom! Percebi melhoras rapidamente!

CUIDADOS PELA VIDA

Oi Lílian. Ficamos felizes por sua melhora. Continue por aqui para acompanhar mais matérias com informações e dicas como essa. Até logo.

Diana lorena

Amos os cremes anti rugas,pena que os melhores são muito caros.será que existe alguma alternativa.para suavizar a pele e o bolso.por exemplo os médicos passam muito colágeno,mais custa em torno de quase 200 reais,a caixa com 30 envelopes.um bom creme com acido hialurônico.(dito por uma dermatologista ,”que não existe” é caríssimo ,mais de 200 reais,então quem não tem grana ta ferrado,um filtro solar melhorzinho para o rosto,custa quase 100 reais.tem alguma dica mais em conta.para ajudar quem já passou dos 50.

CUIDADOS PELA VIDA

Olá Diana. A indicação do creme mais adequado para cada paciente deve ser realizado por um dermatologista. Cada paciente possui sua particularidade e a indicação dos cremes assim como o tratamento mais eficaz é indicado por esse profissional. Continue nos acompanhando para receber mais matérias e informações como essa. Abraços.

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.